Bia Haddad Maia e a bielorrussa Victoria Azarenka, campeãs do WTA 1000 de Madrid no último domingo, começaram a disputa em duplas do torneio de Roma, também de nível 1000, com vitória. Em busca do segundo título consecutivo, elas venceram as russas Veronika Kudermetova e Anastasia Pavlyuchenkova por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, após uma hora e dez minutos de duelo.
Nas oitavas de final, Bia fará um duelo com ex-parceira cazaque Anna Danilina, ao lado de quem disputou 12 torneios na temporada passada. Juntas, foram campeãs do WTA 500 de Sidney e vice-campeãs do Aberto da Austrália e do WTA 1000 de Guadalajara. A atual companheira de Danilina é a húngara Tímea Babos.
A tenista paulista, 10ª colocada do ranking de duplistas e 15ª do ranking individual, também segue viva na disputa em simples do Torneio de Roma, após vencer a romena Elena-Gabriela Ruse na quinta-feira. Por isso, estará em quadra neste sábado, quando joga a segunda fase contra a polonesa Magda Linette.
Luisa Stefani e Marcelo Melo perdem na estreia
Luisa Stefani, a número 23 do mundo no ranking de duplistas, foi eliminada ao lado da parceira canadense Gabriela Dabrowski com uma derrota por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 2/6 e 8/10, para a tcheca Marie Bouzková e a americana Bethanie Mattek-Sands. Já Marcelo Melo e o alemão Alexander Zverev caíram diante da dupla alemã formada por Kevin Krawietz e Tim Puetz, que venceram o duelo por 2 a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 10/6.
Djokovic e Świątek passam pela estreia
O dia também foi marcado pelo retorno de Novak Djokovic, número 1 do mundo, após ficar de fora do Masters 1000 de Madrid por lesão. O sérvio venceu o argentino Tomás Etcheverry 2 por sets a 0, parciais de 7/6 (5) e 6/2 para avançar à próxima fase, na qual enfrentará o búlgaro Grigor Dimitrov.
Outros integrantes do top 10 masculino também jogaram. Entre eles, apenas o canadense Felix Auger-Aliassime (10º), derrotado pelo australiano Alexei Popryin (6/4, 4;6 r 7;5), foi eliminado precocemente. O dinamarquês Casper Ruud (4º) passou pelo francês Arthur Rinderknech (6/4 e 6/0), o noruguês Holger Rune superou o francês Arthur Fils (6/3 e 6/3) e o italiano Jannik Sinner eliminou o australiano Thanasi Kokkinakis (6/1 e 6/4).
Na disputa feminina em Roma, a polonesa Iga Świątek, arrasou a Anastasia Pavlyuchenkova ao vencer os dois sets por 6 a 0. Após o pneu duplo, a número 1 do mundo, enfrentará a ucraniana Lesia Tsurenko por uma vaga nas oitavas de final, no domingo. Elena Rybakina, sexta colocada do ranking, também jogou nesta sexta e venceu a italiana Jasmine Paoline por 2 a 0, parciais de 7/6 (4) e 6/1. A grega Maria Sakkari (8ª) bateu a tcheca Barbora Strýcová (6/1 e 6/3) e a tunisiana Ons Jabeur (7ª) derrotou a espanhola Paula Badosa (6/1 e 6/4).