Num dia marcado pela chuva, Carlos Alcaraz estreou no Masters 1000 de Roma com uma vitória contundente sobre o também espanhol Albert Ramos Viñolas (6/4 e 6/1), resultado que lhe permite recuperar o número 1 no ranking da ATP.
Dispensado de disputar a primeira rodada devido à condição de cabeça-de-chave, o espanhol mostrou estar em grande fase depois das recentes vitórias em Barcelona e Madrid e bateu facilmente o número 72 do mundo, que nesta temporada não está sendo o tenista que levou Alcaraz ao quinto set na última edição de Roland Garros.
O jovem tenista murciano, que acaba de completar 20 anos, conquistou a 20ª vitória em 21 partidas nesta temporada no saibro em apenas 1h26 de jogo. Ele só perdeu a final do Rio Open, em fevereiro, para o britânico Cameron Norrie.
Apesar de não poder disputar o Aberto da Austrália devido a uma lesão, Alcaraz chegou à final em cinco dos seis torneios que disputou este ano, com quatro títulos (Buenos Aires, Indian Wells, Barcelona e Madri).
Desta forma, Alcaraz se apresenta como o principal rival em Roma do sérvio Novak Djokovic, que luta por seu sétimo título no Masters 1000 da capital italiana.
É a primeira vez em 2023 que os dois se encontram em um torneio. O espanhol já alcançou um objetivo, que era o de reconquistar o primeiro lugar do ranking mundial, garantindo chegar nessa posição a Roland Garros (que será disputado a partir de 28 de maio).
Alcaraz deixou escapar o primeiro game da partida, mas não voltou a sofrer nenhuma quebra, vencendo oito dos últimos nove games disputados.
Na terceira fase ele enfrentará o tcheco Jiří Lehečka ou o húngaro Fábián Marozsán, que tiveram a partida paralisada no terceiro set por conta das chuvas. Marozsán vencia por 4/6, 6/1 e 2/1.
Entre outros cabeças de chave, o russo Andrey Rublev se classificou ao derrotar o eslovaco Alex Molčan (6/3 e 6/4), enquanto o polonês Hubert Hurkacz foi eliminado pelo americano J.J. Wolf (6/3 e 6/4)
A jornada, que começou com duas horas de atraso devido à chuva, terminou cedo pelo mesmo motivo, razão pela qual vários jogos foram remarcados para domingo.
Resultados deste sábado do torneio de Roma:
Simples masculino - Segunda fase:
Andrey Rublev (RUS) x Alex Molcan (SVK) 6-3, 6-4
Alejandro Davidovich Fokina (ESP x Guido Pella (ARG) 6-0, 7-6 (4)
J.J. Wolf (EUA) x Hubert Hurkacz (POL) 6-3, 6-4
Bernabé Zapata (ESP) x Jason Kubler (AUS) 6-4, 6-1
Lorenzo Sonego (ITA) x Yoshihito Nishioka (JPN) 7-5, 6-3
Borna Ćorić (CRO) x Thiago Monteiro (BRA) 4-6, 7-6 (8), 7-6 (5)
Roberto Carballés (ESP) x Daniel Evans (GBR) 7-6 (5), 5-7, 6-4
Carlos Alcaraz (ESP) x Albert Ramos Viñolas (ESP) 6-4, 6-1
* AFP