Grande sensação do Brasil nesta temporada do Circuito Mundial de Surfe, João Chianca foi eliminado nas oitavas de final da etapa de Bells Beach, na Austrália. Chumbinho, como é mais conhecido, foi derrotado pelo sul-africano Matthew McGillivray por 10,43 a 9,90, na noite deste domingo (9)
O brasileiro era o líder virtual do campeonato em razão da boa performance na etapa até então e da queda precoce do local Jack Robinson. Ele começara a etapa na segunda colocação e agora pode terminar na ponta, caso o compatriota Filipe Toledo não fature o título na praia australiana - Filipinho segue na briga.
A disputa entre Chumbinho e McGillivray foi a única bateria das oitavas de final disputada antes da paralisação em razão do mar fraco. A etapa será retomada às 18h15 desta segunda-feira, pelo horário de Brasília. Quatro brasileiros estarão na disputa.
Gabriel Medina vai enfrentar o australiano Ethan Ewing, enquanto Filipinho terá pela frente o sul-africano Jordy Smith. Yago Dora vai encarar o local Jackson Baker e Michael Rodrigues, algoz de Italo Ferreira, duelará com o experiente havaiano John John Florence. Os demais confrontos terão: Connor O'Leary (AUS) x Xavier Huxtable (AUS), Ryan Callinan (AUS) x Maxime Huscenot (FRA) e Griffin Colapinto (EUA) x Kanoa Igarashi (JAP).
Tatiana Weston-Webb vence em mar difícil
A brasileira Tatiana Weston-Webb avançou às quartas de final em Bells Beach. A surfista gaúcha venceu a americana Courtney Conlogue por 9,36 a 9,23. Agora ela terá pela frente a octocampeã mundial Stephanie Gilmore, da Austrália. Tatiana tenta manter a quinta posição no ranking da temporada enquanto Stephanie tenta entrar no Top 10.
— Para falar a verdade, deixei nas mãos de Deus. Se tivesse que vir uma última onda, iria vir e eu estava rezando quando ela surgiu. Aí fiquei torcendo para ter uma seção para finalizar bem, com uma manobra de impacto para os juízes — comentou a única surfista brasileira no circuito.
— Esse evento está sendo difícil pra mim. Machuquei o joelho na primeira bateria, então tudo que vier é lucro. Meu técnico achou que fiz um bom trabalho e mereci vencer. As condições do mar estão muito difíceis e estou feliz por ter passado para as quartas de final — declarou Tati.
Resultados:
Oitavas de final feminina:
Isabella Nichols (AUS) 13,67 x 6,87 Caitlin Simmers (EUA)
Caroline Marks (EUA) 12,33 x 10,07 Macy Callaghan (AUS)
Molly Picklum (AUS) 8,70 x 7,93 Sophie McCulloch (AUS)
Bettylou Sakura Johnson (HAV) 11,73 x 9,66 Sally Fitzgibbons (AUS)
Carissa Moore (HAV) 14,06 x 11,23 Kobie Enright (AUS)
Tyler Wright (AUS) 12,17 x 10,10 Gabriela Bryan (HAV)
Tatiana Weston-Webb (BRA) 9,36 x 9,23 Courtney Conlogue (EUA)
Stephanie Gilmore (AUS) 11,20 x 11,00 Lakey Peterson (EUA)
Oitavas de final masculino:
Matthew McGillivray (AFR) 10,43 x 9,90 João Chianca (BRA)
Ficaram para abrir o próximo dia:
Gabriel Medina (BRA) x Ethan Ewing (AUS)
Filipe Toledo (BRA) x Jordy Smith (AFR)
Yago Dora (BRA) x Jackson Baker (AUS)
Connor O´Leary (AUS) Xavier Huxtable (AUS)
John John Florence (HAV) x Michael Rodrigues (BRA)
Ryan Callinan (AUS) x Maxime Huscenot (FRA)
Griffin Colapinto (EUA) x Kanoa Igarashi (JPN)