Hospedada desde a última segunda-feira (27) em Carlos Barbosa, onde iniciou um período de treinamentos, a seleção brasileira de futsal entra em quadra para dois amistosos neste final de semana, contra o Uzbequistão. No sábado (4), a partida ocorre às 14h, e no domingo (5), o confronto inicia às 11h.
Ambas as partidas serão no Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra, o ginásio da ACBF. Estas serão as primeiras apresentações dentre sete datas Fifa até a chegada da Copa do Mundo da modalidade, que será disputada em 2024.
O técnico Marquinhos Xavier conhece bem a cidade. Entre 2014 e 2019 comandou a ACBF, e até hoje reside na cidade. Em 2015, ele conquistou os quatro títulos que disputou na temporada, inclusive a Liga Nacional e o Estadual. Em cinco temporadas e meia, o treinador dirigiu a equipe laranja em 28 competições, com 20 finais e 12 títulos, entre eles três Libertadores.
Além do treinador, dos 14 atletas convocados para os primeiros amistosos do ano, seis deles já atuaram pela ACBF: o goleiro Léo Gugiel, do Benfica-POR, o fixo Marlon, do Palma-ESP, os alas Marcênio, do Barcelona-ESP, e Felipe Valério, do El Pozo-ESP, e os pivôs Pito, do Barcelona-ESP, e Rocha, do Benfica-POR.
A programação da seleção tem cinco datas Fifa neste ano. Em abril, a equipe treinada por Marquinhos Xavier estará na Inglaterra para dois amistosos com a Espanha. A equipe ainda disputa a Futsal Nations Cup, em setembro. Em 2024, tem o Mundial, ainda sem sede oficializada pela Fifa.