Porto Alegre formalizou o interesse em ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de futebol feminino, em 2027, caso o Brasil vença a disputa para receber o evento. A candidatura deve ser confirmada oficialmente ainda neste ano.
Nesta sexta-feira (17), foi realizada uma reunião entre prefeitura e Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para formalizar o interesse. Compareceram o prefeito Sebastião Melo e o presidente da FGF, Luciano Hocsman, e a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia.
A prefeitura entregou um ofício para dar início às tratativas junto à CBF. O documento enfatiza a experiência da Capital em grandes eventos esportivos, como o STU National, o circuito brasileiro de skate, realizado neste fim de semana, e a Copa do Mundo de 2014. Frisa, ainda, a existência de dois estádios de alto padrão, o Beira-Rio e a Arena.
O prefeito Sebastião Melo garantiu que a cidade tem todas as condições de receber jogos do torneio.
— Queremos trabalhar em conjunto para trazer mais esse grande evento para Porto Alegre — projetou.
Hocsman garantiu que o documento será encaminhado ainda nesta sexta-feira à CBF.
— Seria uma grande vitória para a cidade — afirmou.
Até a semana passada, Porto Alegre ainda não havia sido contatada pela CBF. Em contato com a reportagem de GZH, a prefeitura já manifestava interesse em sediar a competição.
No início de março, a ministra do Esporte, Ana Moser, confirmou que o Brasil será candidato à sede da próxima Copa do Mundo feminina. Outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, também já se manifestaram como possíveis sedes caso a Fifa decida em favor da candidatura brasileira.
Neste ano, a Copa do Mundo de futebol feminino ocorrerá na Austrália e na Nova Zelândia. O Brasil busca o título inédito a partir de 20 de julho.