Em meio ao movimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027, a prefeitura de Porto Alegre também se mostra à disposição para tornar-se uma das cidades-sedes. Nesta semana, o presidente Edinaldo Rodrigues participará do congresso da Fifa, quando irá apresentar a proposta formal da entidade.
Procurada pela reportagem de GZH, a Prefeitura, por meio de nota, afirmou que ainda não foi contatada pela CBF, mas que tem interesse em construir a oportunidade de receber o Mundial de futebol feminino. Além disso, o prefeito Sebastião Melo já fez um movimento para estabelecer uma conexão entre as entidades do Rio Grande do Sul.
"A prefeitura não foi contatada pela CBF, mas tem total interesse em construir a oportunidade de Porto Alegre ser uma das sedes da Copa do Mundo Feminina em 2027, considerando o movimento nacional para o país receber a competição de futebol. O prefeito Sebastião Melo, em viagem a Brasília, delegou à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude a interlocução com a Federação Gaúcha de Futebol, com a CBF e também com o Internacional e o Grêmio, com estádios na Capital", diz a nota enviada pela assessoria.
A CBF já havia manifestado o interesse em ser sede do Mundial, mas agora também terá o apoio do governo federal. De acordo com o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já "mostrou entusiasmo pela oportunidade".
Ainda não há informações sobre quem serão os concorrentes do Brasil, mas o presidente Ednaldo Rodrigues já disse que o país chegará forte para a candidatura. São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal e Pará já demonstraram interesse em receber o evento. A discussão deverá avançar a partir das reuniões com o Ministério do Esporte. As regras da Fifa estabelecem número mínimo de oito estados.
A capital gaúcha tem se consolidado em receber grandes. Em 2014, foi uma das cidades-sedes da Copa do Mundo. Além disso, no próximo final de semana , voltará a receber o STU National, etapa do circuito brasileiro de skate, na pista da Orla do Guaíba.
Em 2023, a Copa do Mundo Feminina será realizada na Austrália e Nova Zelândia. O Mundial será entre os meses de julho e agosto, com a participação da Seleção Brasileira. O Brasil foi sorteado no Grupo F com França, Jamaica e Panamá.