Com o aval do governo federal, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá apresentar formalmente a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. A apresentação acontecerá no congresso da Fifa, que será realizado no dia 16 de março na cidade de Kigali, em Ruanda, na África O presidente entidade, Ednaldo Rodrigues, viaja na madrugada deste domingo para o encontro.
A CBF já havia manifestado o interesse em ser sede do Mundial, mas agora o Governo federal promete entrar de cabeça no projeto. De acordo com o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já mostrou entusiasmo pela oportunidade.
— Nós dialogamos, sim, com a CBF, para que eles pudessem estar agora no Congresso da Fifa e dizerem o Brasil tem interesse. Para que o Brasil se credencie e a CBF vá lá e diga que sim, o governo federal tinha que dar o aval. Fizemos a conversa e existe o interesse do governo federal — disse o secretário.
Dirigentes da CBF irão se reunir com a ministra do Esporte, Ana Moser, entre os dias 20 e 22 deste mês para apresentar o caderno de encargos. O presidente Ednaldo Rodrigues disse ainda não saber quem serão os concorrentes do Brasil na disputa para sediar o Mundial, mas para ele a candidatura do Brasil chegará forte.
Além disso, diversos estados já manifestaram interesse em terem cidades-sede. São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal e Pará são alguns deles. A discussão deverá avançar a partir das reuniões com o ministério do Esporte. As regras da Fifa estabelecem número mínimo de oito estados.
— Tenho certeza que, independente do custo, é um investimento no futebol brasileiro, é um investimento para que o País possa ter uma economia mais aquecida, porque demanda várias cadeias do futebol, hotéis, traslados, tudo que seja possível para aquecer a economia — comentou Ednaldo Rodrigues.
Neste ano, a Copa do Mundo Feminina será realizada na Austrália e Nova Zelândia. O Mundial será entre os meses de julho e agosto. A Seleção Brasileira foi sorteada no Grupo F com França, Jamaica e Panamá.