A mudança dos critérios de classificação para a Copa do Brasil de 2024 acaba com a distribuição de vagas via ranking nacional de clubes, regulamentado pela CBF, e passa a contemplar as melhores campanhas nos campeonatos estaduais. Com isso, foi retomada a necessidade de uma boa campanha nas competições regionais, que vinham perdendo espaço ao longo dos últimos anos.
Até a edição de 2023, haviam 70 clubes classificados com base nos Estaduais de 2022. Além disso, 10 vagas eram reservadas para equipes via ranking.
Com a nova decisão, 80 dos 92 clubes classificados para o torneio sairão das disputas de cada Estado. As outras 12 restantes são destinadas as equipes classificadas para a Libertadores 2024, e os campeões em 2023 da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde. Se necessário, a lista se completa com os clubes da Série A, respeitando a ordem de classificação.
Para o ano que vem, o ranking utilizado pela federação brasileira de futebol será baseado na quantidade de vagas para cada região. Atualmente, Rio de Janeiro e São Paulo encabeçam a lista, cada um com seis vagas na competição nacional; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná têm cinco vagas; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão contam com três; o restante dos Estados tem dois representantes.
Por conta do novo método, Corinthians e São Paulo, eliminados nas quartas de finais do Paulistão, e o Santos, que nem sequer passou da fase de grupos, precisarão de outros meios para estar na competição que melhor paga os clubes no país.
Times que podem ficar fora da Copa do Brasil 2024
Corinthians
Com a queda no Campeonato Paulista antes do previsto, o Corinthians tem quatro caminhos para tentar ingressar na Copa do Brasil em 2024. Uma delas está dentro dos planos: terminar a Série A do Brasileirão na zona de classificação à Libertadores. Outra alternativa é ganhar o torneio sul-americano.
O Timão pode entrar na próxima copa nacional vencendo justamente a edição deste ano. Assim, garantiria sua vaga direta na Libertadores e, consequentemente, na edição brasileira de mata-mata do ano seguinte.
O Corinthians ainda poderia disputar a Copa Paulista e, caso vencesse, também teria espaço na Copa do Brasil do ano que vem. Porém, esse campeonato costuma ser disputado por times de menor expressão.
São Paulo
O tricolor paulista também pode participar da Copa Paulista para tentar "salvar" a participação na Copa do Brasil de 2024. Contudo, a decisão não foi confirmada até o fechamento desta matéria, assim como a do Corinthians.
A alternativa do São Paulo, dentro das competições já previstas para participar neste ano, é encerrar o Brasileirão dentro do G-6 (pode virar G-8), ou conquistar a Copa do Brasil 2023.
Santos
A situação dos santistas é idêntica a dos são-paulinos, com a diferença de que o Peixe já recusou a participação na Copa Paulista. Dessa forma, precisará ir bem na Série A do Campeonato Brasileiro ou vencer a Copa do Brasil.
A expectativa, todavia, não é das melhores. A eliminação na fase de grupos do Estadual levantou controvérsias sobre a continuidade na temporada da equipe comandada por Odair Hellmann.
Botafogo
Após não ficar entre os quatro melhores colocados no Campeonato Carioca, o Botafogo acabou sendo obrigado a jogar a Taça Rio, competição secundária no Estado. Porém, a disputa será de extrema importância para o Glorioso, visto que, se vencer, garante sua vaga na Copa do Brasil 2024.
Além disso, a campanha no Brasileirão deste ano, e um eventual título na copa nacional, também garantem vaga na edição do ano que vem.
Times da Série B com grandes riscos de ficar fora da Copa do Brasil 2024
Para as equipes da segunda divisão do futebol brasileiro, a situação é mais complicada. O Vitória, por exemplo, foi eliminado do Campeonato Baiano e não ficou com nenhuma das três vagas destinadas ao Estado.
Agora, a única opção da equipe de Salvador é vencer a Copa do Nordeste ou a Série B do Brasileirão. O mesmo vale para o Juventude. Porém, além da classificação em caso de título da Série B, há também possibilidade de vaga se vencer a Copa FGF.
Outros times com risco de ficar de fora: Sampaio Côrrea, Vitória, Vila Nova-GO, Guarani, Mirassol, Botafogo-SP, Tombense, Londrina.