A esgrima brasileira estará novamente em ação nesta sexta-feira (17), em dois desafios do calendário oficial da Federação Internacional de Esgrima (FIE). Em Busan, na Coreia do Sul, acontece o Grand Prix de florete. Já em Sint-Niklaas, na Região da Flandres, na Bélgica, é a vez da Copa do Mundo de sabre feminino.
As primeiras a entrar em ação são as meninas do sabre, no início do dia. E o Brasil vai com o que tem de melhor para essa competição. As três primeiras colocadas do ranking nacional, que se revezam nas primeiras colocações das competições do Brasil, estarão presentes: Karina Trois, Luana Pekelman e Pietra Chierighini.
Karina é a mais experiente do trio, lidera o ranking nacional e segue na ponta da corrida pela vaga brasileira no Pré-Olímpico de 2024, caso ninguém consiga classificação direta pelo ranking mundial ou por equipes. Ela já disputou o último Pré-Olímpico, em 2021. Por sua vez, Pietra foi a vencedora do último Torneio Nacional, em Curitiba (PR), vencendo Luana na final. Esta tem o melhor ranking mundial das três, em 97° lugar.
Mais tarde, no horário brasileiro, é a vez de Guilherme Toldo entrar em pista na Coreia do Sul. O Grand Prix de Busan é uma das competições mais importantes da temporada, reunindo a nata dos floretistas. Ao todo, 36 dos 40 primeiros colocados do ranking mundial estarão presentes. O brasileiro é o 38° da lista.
Toldo tem boas recordações do Grand Prix, na Coreia do Sul. No ano passado, em Incheon, ele chegou ao quadro de 16. Um bom resultado agora é importante na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Afinal, ele briga diretamente pela vaga individual para o florete masculino nas Américas, caso o Brasil não conquiste o lugar por equipes no continente, já que os Estados Unidos devem se classificar como equipe entre os quatro primeiros do ranking mundial, abrindo a vaga das Américas para outro país.