O domingo (12) marcou o encerramento do Torneio Nacional Cidade de Curitiba de esgrima – competição que vale pontos no ranking visando classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. No Clube Curitibano, Paulo Morais, no florete masculino e Amanda Netto Simeão, na espada feminino foram os dois últimos campeões do evento.
A final do florete masculino foi entre dois representantes do Pinheiros (SP), Paulo Morais (terceiro do ranking) e Lorenzo Mion (quinto colocado), expoentes da nova geração. Um duelo equilibrado e de bom nível técnico, que prendeu as atenções do público.
Mion começou comandando as ações, mas Morais readquiriu a confiança e passou à frente no segundo tempo, após fazer seis pontos consecutivos. Na reta final do confronto, a vantagem fez a diferença e determinou a vitória de Paulo Morais por 15 a 9.
— Jogar contra o Lorenzo é sempre muito difícil. Mudei minha estratégia no final e consegui controlar a situação. A nossa geração está começando a mostrar resultados, vem muita coisa boa por aí — disse o campeão.
Já a decisão da espada feminina fez a festa da torcida local, com a presença de duas esgrimistas da casa. Tabea Alves, da Associação Mestre Kato, e Amanda Netto Simeão, do Clube Curitibano.
O duelo começou com cautela de ambas as partes. Tabea, nona colocada no ranking nacional, saiu na frente, mas Amanda, vice-líder, achou seu ritmo, virou e abriu uma vantagem de cinco pontos no primeiro tempo. Mantendo a dianteira no placar, Amanda Simeão fechou em 15-7 e fez a festa em casa.
— Estou super feliz. Joguei leve, tranquila… Afinal, tenho 17 anos de carreira e pude colocar tudo o que aprendi em prática. Tentei sempre tomar a iniciativa. E não tenho planos, estou vivendo um dia de cada vez — comentou a esgrimista de 28 anos, que foi bronze por equipes nos jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015.
O domingo de encerramento do Torneio Nacional também teve competição pelo Circuito Jovem e Stella Santos (Paulistano-SP) levou ouro no sabre feminino sub-17.