Começou a temporada 2023 da esgrima nacional. Na sexta-feira (10), o Clube Curitibano, na capital paranaense, foi palco de duelos empolgantes no primeiro dia de disputa do Torneio Nacional Cidade de Curitiba. A competição vale posições no ranking nacional, que vai definir as vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. E quem largou na frente nessa briga foi Bruno Pekelman.
Ser o primeiro colocado do ranking nacional ao final da temporada é fundamental para quem sonha em atuar na próxima Olimpíada, uma vez que os Pré-Olímpicos contam com apenas um atleta de cada país em cada gênero e arma.
Líder do ranking, Bruno Pekelman, campeão no sabre masculino, começou com êxito sua busca por uma vaga olímpica. O esgrimista do Pinheiros (SP) faturou o título ao derrotar o último campeão brasileiro, Henrique Garrigós, do Paulistano (SP), por 15-10.
A partida decisiva iniciou equilibrada, mas Pekelman impôs seu jogo e abriu vantagem. Garrigós tentou reagir, mas não conseguiu impedir a vitória do rival, num confronto de alto nível.
— Tentei me manter tranquilo, trabalhei bem em minha estratégia e consegui vencer. Estou bem, essa vitória é muito importante para a corrida olímpica. Se tudo der certo, vamos ganhar mais medalhas de ouro durante a temporada e mais pontos no ranking para, de alguma forma, conseguir essa vaga nos Jogos de Paris — comentou Bruno.
Circuito Jovem consagra campeões no florete e na espada
O torneio teve início com o florete feminino sub-20. O título ficou com Gabriela Vianna, do Pinheiros. A decisão colocou frente a frente Gabriela com uma conhecida rival: Carolina Brecheret, do Paulistano. Foi uma reedição de um duelo ocorrido no quadro de 16 no último Campeonato Pan-Americano Sub-20, disputado em Bogotá. E assim como ocorreu na Colômbia, Gabriela levou a melhor.
Arma de promissores talentos da modalidade, a espada masculino sub-20 teve como grande vencedor Pedro Petrich (AMK Mestre Kato-PR). Na decisão, ele derrotou Eduardo Gonçalves, do Pinheiros, por 15-12, e manteve o título de campeão do evento.
No florete masculino sub-17, a festa da família Vianna ficou completa. Se Gabriela venceu no florete feminino sub-20, Guilherme faturou sua categoria ao bater Guilherme Lobo, do Paulistano, por 15-10.
O Torneio Nacional Cidade de Curitiba prossegue neste sábado (11). Haverá disputas de espada masculino adulto, florete feminino adulto e sabre feminino adulto. Pelo Circuito Jovem, o sabre feminino cadete (sub-17) entra na pista.