Faltam 500 dias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para celebrar o marco, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou um evento nesta terça-feira (14), na cidade francesa de Saint-Ouen-sur-Seine, que servirá de base para os atletas brasileiros durante a competição.
A cerimônia contou com várias atividades e teve a presença de seis atletas do taekwondo: Bryan da Silva, Gabriel Ramos, Gabriel Pereira, Larissa Rossi, Luiz Felipe de Almeida e Sandy Macedo. Eles fizeram uma apresentação com alunos da escola local Petit Prince, uma das estruturas da base, e um treinamento com atletas franceses no Ginásio das Docas, outro local que será utilizado pelo Time Brasil durante os Jogos. Além disso, o COB também ofereceu um almoço com comida brasileira no monumento histórico e símbolo da cidade, o Château Saint-Ouen, para atletas e autoridades brasileiras e francesas.
— É uma honra para o Comitê Olímpico do Brasil estar aqui neste marco importante para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Nestes arredores, vamos montar nossa principal base de suporte para atender à delegação brasileira com uma série de serviços de performance antes e durante os Jogos. Nossos atletas olímpicos terão tranquilidade para treinar, descansar e competir dentro dos mais altos padrões de excelência que marcam esta gestão — disse o presidente do COB no discurso de abertura.
Durante o evento, o Paulo Wanderley Teixeira entregou uma carta-convite ao Prefeito de Saint-Ouen, Karim Bouamrane, para atletas da cidade participarem dos Jogos da Juventude 2023, em setembro próximo em Ribeirão Preto, em três modalidades: atletismo, ciclismo, e ginástica rítmica.
O prefeito agradeceu pelo convite e também reforçou o compromisso da cidade com a delegação brasileira antes e durante os Jogos de Paris 2024. O acordo entre o COB e a prefeitura local foi firmado em junho do ano passado.
— O Brasil é uma grande nação esportiva, de amor pela pátria e, sobretudo, de generosidade. São valores que também procuramos transmitir aqui em Saint-Ouen. Por isso que agradeço o trabalho e a parceria com o COB e a nossa cidade. Aqui é a casa de vocês — afirmou o prefeito de Saint-Ouen.
Esta não é a primeira vez que a base do Brasil em Saint-Ouen, cidade de pouco mais de 50 mil habitantes, recebe atletas brasileiros. Ano passado, a seleção masculina de vôlei esteve no local e experimentou as instalações, que ficam a cerca de 600 metros da Vila Olímpica e a três quilômetros do Stade de France, principal estádio da França nos Jogos. Desde o último dia 12, a equipe do taekwondo também segue utilizando todos os espaços e serviços oferecidos pelo COB na preparação final para o Open da Bélgica.
— O sentimento que temos hoje de estarmos aqui é o de alegria, assim como o de gratidão pelo reconhecimento do Comitê Olímpico do Brasil com o trabalho que realizamos, sempre buscando a excelência nos resultados e apoio aos atletas. O taekwondo brasileiro vive um momento muito especial ao ser contemplado com essa experiência em uma data tão importante para nós — disse o presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo e membro do Conselho de Administração do COB, Alberto Maciel Júnior.
Paris sediará os Jogos Olímpicos da era moderna pela terceira vez. A primeira foi em 1900, depois em 1924 e a próxima será em 2024, de 26 de julho a 11 de agosto. Até o momento o Brasil tem 19 vagas garantidas e são esperados entre 320 e 400 atletas na busca por medalhas.
— Até o momento, com os resultados alcançados pelos atletas brasileiros nos campeonatos mundiais de modalidades, nos traz a certeza que estamos trabalhando no caminho certo para conseguirmos manter e superar os resultados de Tóquio 2020. Mas, somente ao final deste ano pré-olímpico, será possível ter um cenário mais próximo do que poderemos alcançar em Paris 2024 — concluiu o diretor de Alto Rendimento do COB, Ney Wilson.