Dominic Thiem pode não estar no melhor de sua forma física e técnica, que o levaram a vencer o Aberto dos Estados Unidos de 2020, além de disputar duas finais de Roland Garros (2018/19) e uma do Aberto da Austrália (2020), mas mesmo assim segue um adversário de respeito. E foi diante do austríaco que tem 17 troféus no currículo e que foi o núemro 3 do mundo, que o brasileiro Thiago Monteiro fez sua estreia no ATP 500 Rio Open nesta segunda-feira (20) e em um jogo longo venceu por 2 a 1, parciais de 6/1, 3/6 e 7/6 (2), após 2h43min de confronto.
Com a vitória, o cearense iguala as campanhas de 2016, 2019, 2020 e 2022, quando também disputou a segunda rodada no Jockey Club Brasileiro. Número 83 da ATP, Thiago agora soma oito vitórias em 25 duelos contra adversários que já estiveram entre os 10 melhores do mundo.
— Enquanto eu estava correndo, todo mundo estava me empurrando. Obrigado a todos pela força. É sempre gratificante jogar no Rio, sentir a energia da galera e isso me motiva a buscar os melhores resultados. Eu estava confiante. Estou bem fisicamente, tecnicamente, com mental forte e agora é pensar no próximo jogo — disse o tenista de 28 anos ainda em quadra.
A partida disputada em uma lotada Quadra Guga Kuerten, começou com domínio completo de Monteiro. Depois de lutar para manter o serviço no game de abertura, ele quebrou o saque de Thiem duas vezes e abriu 5-0, para logo a seguir marcar 6-1, em apenas 27 minutos.
No segundo set, o austríaco deu mostras das habilidades que o levaram por um bom tempo a estar no Top-10 do mundo. Mas apesar da reação do adversário, Thiago Monteiro soube segurar as trocas de fundo de quadra e não deixou de atacar quando possível, mantendo o saque e garantindo o tie-break, onde foi mais agressivo e marcou 7-2, para assegurar a vaga nas oitavas, onde enfrentará o vencedor do confronto entre o britânico Cameron Norrie, segundo favorito e 13º do ranking, e o argentino Juan Manuel Cerúndolo.
Juvenil brasileiro para na estreia
Em seu primeiro torneio ATP, o juvenil brasileiro João Fonseca foi derrotado pelo eslovaco Alex Molčan em sets diretos, parciais de 6/0 e 6/3, em 1h12min de partida. Vice-campeão juvenil de duplas do Aberto da Austrália deste ano, o carioca de apenas 16 anos sentiu o ritmo do experiente adversário de 25 anos e que atualmente é o 54º do mundo e acabou sendo dominado, apesar do incentivo do público que compareceu para acompanhar o confronto que marcou a abertura do torneio.
Agora, Molčan vai encarar o boliviano Hugo Dellien, que passou pelo português João Sousa, parciais de 6/0 e 6/2. Esta é a primeira vez que o europeu disputa o torneio brasileiro.
— Muito feliz de jogar o torneio no Brasil. O João é um jogador jovem e muito talentoso — avaliou o eslovaco.
Demais partidas
Campeão do Rio Open em 2019, o sérvio Laslo Đere estreou vencendo o argentino Facundo Bagnis por 6/2, 3/2 e desistência. Número 57 do ranking, ele agora vai enfrentar o ganhador da partida entre seu compatriota Dušan Lajović e o argentino Diego Schwartzman, vencedor da edição de 2018 e vice na temporada passada.
Em outro jogo da rodada, o espanhol Pedro Martínez superou o chileno Cristian Garín por 2 a 0, parciais de 7/6 (0) e 6/4.
Nas duplas, dois confrontos foram disputados. Os americanos Nathaniel Lammons e Jack Withrow derrotaram a parceria do argentino Sebastián Báez e do espanhol Albert Ramos Viñolas por 2 a 1 (7/5, 4/6 e 10-6) e os argentinos Tomás Etcheverry e Diego Schwartzman venceram os compatriotas Pedro Cahín e Francisco Cerúndolo por 6/2 e 6/4.