A 23ª edição do Prêmio Brasil Olímpico será realizada nesta quinta-feira (2), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A cerimônia premiará os 55 melhores atletas do país de 2022 nas modalidades olímpicas e sul-americanas, além de homenagear a ex-ginasta gaúcha Daiane dos Santos, que receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, uma das maiores honrarias do esporte brasileiro.
A noite também contará com premiações em categorias individuais masculinas e femininas, além de premiar os melhores treinadores da última temporada.
Os ganhadores foram eleitos por meio do voto de um júri de especialistas, formado por atletas, ex-atletas, treinadores, dirigentes e jornalistas ouvidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Outras duas premiações serão o Atleta da Torcida e o Prêmio Inspire, nos quais a votação é feita pelo site do COB e ficará aberta até momentos antes do final da cerimônia.
Na disputa individual do Prêmio Brasil Olímpico, Alison dos Santos (atletismo), Filipe Toledo (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) são os concorrentes no masculino. Enquanto Rebeca Andrade (ginástica artística), Rayssa Leal (skate) e Ana Marcela Cunha (maratona aquática) brigam pelo título das mulheres.
A votação popular que apontará o Atleta da Torcida tem Alison dos Santos, Ana Marcela Cunha, Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D'Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rebeca Andrade e Rayssa Leal como candidatos.
O Prêmio Inspire, que é dedicado apenas às mulheres, tem Ana Marcela Cunha, Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rafaela Silva e Rebeca Andrade como indicadas à disputa do voto popular.
José Roberto Guimarães, da seleção brasileira feminina de vôlei, e Felipe Siqueira, treinador de Alison dos Santos, serão premiados como o melhores técnicos da última temporada.
Ainda serão homenageados o ginasta José Olímpio, do Grêmio Náutico União, e a judoca Bianca Reis, como os melhores dos Jogos da Juventude, evento para atletas até 17 anos.
A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico ocorre nesta quinta-feira, às 20h, no Rio de Janeiro.
* O repórter viajou a convite do Comitê Olímpico do Brasil