Luisa Stefani segue brilhando pelas quadras do mundo. Neste domingo (12), a paulista de 25 anos sagrou-se campeã do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Na decisão, ela e a chinesa Shuai Zhang derrotaram a japonesa Shuko Aoyama e a taiwanesa Chan Hao-ching, de virada, parciais de 3/6, 6/2 e 10-8, após 1h17min de partida.
Este foi o sétimo título da carreira da brasileira, o primeiro ao lado de Zhang. Sem uma parceira fixa desde que sofreu grave lesão no joelho direito, durante a semifinal do Aberto dos Estados Unidos, Luisa ficou um ano sem atuar e, desde seu retorno, este é o sexto troféu conquistado. São quatro títulos de WTA, os torneios 1000 de Guadalajara (México), 250 de Chennai (Índia), todos em 2022, e o 500 de Adelaide (Austrália), no começo desta temporada, além do 125 de Montevidéu (Uruguai) e as duplas mistas do Aberto da Austrália deste ano, com o gaúcho Rafael Matos.
Com a vitória deste domingo, Stefani mantém uma série invicta de 19 partidas. Desde novembro do ano passado, quando venceu o WTA 125 de Montevidéu, com a carioca Ingrid Gamarra Martins, ela não sabe o que é perder. Nesta contagem estão incluídos dois jogos da United Cup e cinco da campanha do título de mistas no Aberto da Austrália.
O título em Abhu Dhabi devolverá a brasileira ao top-30 do ranking mundial de especialistas nas duplas, onde ela chegou ao nono lugar em novembro de 2021. Após a lesão e sem atuar, Luisa caiu para a 718ª posição. Mas seu desempenho nas quadras tem rendido um crescimento rápido, mesmo que ela não tenha somado pontos no primeiro Grand Slam do ano, já que o título de mistas não é válido para a classificação e ela não disputou a chave de duplas femininas por conta da desistência de última hora de sua parceira, a americana Caty McNally.
O jogo do título
A decisão deste domingo começou com Aoyma e Hao-ching dominando quase todos os pontos. Rapidamente elas abriram 4/0, com duas quebras de saque. A brasileira e a chinesa ainda esboçaram uma reação com um break em 1-4, mas com muitos erros deram chance para as rivais abrirem 5/1 com saque a favor. Na sequência conseguiram mais uma quebra, mas não mantiveram o serviço e acabaram perdendo a primeira parcial.
No segundo set, Stefani e Zhang começaram a jogar melhor e conseguiram uma quebra logo no segundo game, marcando 2-0. Porém, Aoyama e Chan reagiram e empataram. Com ótimas devoluções, a parceria sino-brasileira fez 4-2 e encaminhou a vitória por 6-2 com mais um break.
O match tie-break começou com Shuko Aoyama e Hao-ching no controle e abrindo 4-1. Com uma bela sequência, Luisa Stefani e Shuai Zhang empataram e viraram em 5-4 e não mais cederam a liderança, chegando a 9-7 e saque. Mas o primeiro match point foi desperdiçado em voleio errado da brasileira, que no ponto seguinte acertou uma bela devolução e assegurou o título.
— Foi a primeira vez que eu e Shuai fizemos parceria e eu me diverti muito, mas também aprendi com você e seu time — disse Luisa, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio e nos Jogos Pan-Americanos de Lima, durante a cerimônia de premiação.