O domingo (19) foi histórico para a ginástica de trampolim do Brasil. Na abertura do circuito da Copa do Mundo da modalidade, em Baku, no Azerbaijão, o país conquistou duas medalhas de ouro, em duas finais disputadas, e ainda teve dois atletas premiados pelo desempenho apresentado durante a competição.
A primeira medalha de ouro da história da ginástica de trampolim brasileira foi conquistada por Camilla Gomes , que já havia liderado a fase classificatória. Com 54.860 pontos em sua apresentação, ela garantiu o lugar mais alto no pódio, deixando a francesa Lea Labrousse (53.970) com a prata e a azeri Seljan Mahsudova (52.910), com o bronze. Segunda nas classificatórias, a também brasileira Alice Hellen terminou em quarto lugar, com 52.120 pontos.
E depois de fazer história, Camilla voltou para a final da prova sincronizada com Alice. As brasileiras foram as últimas das cinco duplas a se apresentar e com 46.340 pontos, elas levaram o segundo ouro brasileiro no evento, superando as ucranianas Kateryna Kuleshova e Svitlana Malkova, prata com 46.010, e as norte-americanas Jessica Stevens e Trinity Van Natta, bronze com 44.500.
Além das duas medalhas de ouro, o Brasil ainda faturou os prêmio individuais oferecidos aos ginastas de melhor execução na fase classificatória. Ryan Dutra, no masculino, e Alice Hellen, no feminino, foram os eleitos.
Ryan Dutra parou na semifinal individual ao não completar sua série. Com apenas 11.980 pontos, ele ficou em 15º lugar. O campeão foi o Danil Mussabayev, seguido pelo espanhol Jorge Martín e pelo francês Allan Morante.
No disputa sincronizada masculina, mais um triunfo do Cazaquistão com Danil Mussabayev e Pirmammad Aliyev, que superaram os alemães Caio Lauxtermann e Fabian Vogel, que ficaram com a prata, e os portugueses Diogo Abreu e Pedro Ferreira, que terminaram com a medalha de bronze.
Mais quatro etapas da Copa do Mundo serão realizadas entre junho e outubro. Estas competições serão válidas para a classificação olímpica para Paris-2024, assim como o Campeonato Mundial, em novembro, na Inglaterra.
Confira o calendário da modalidade:
1º e 2/07 - Copa do Mundo - Santaré (POR)
7 e 8/07 - Copa do Mundo - Coimbra (POR)
3 a 5/08- Copa do Mundo - Palm Beach (EUA)
7 e 8/10 - Copa do Mundo - Varna (BUL)
9 a 12/11 - Campeonato Mundial - Birmingham (ING)