A ascensão dos jogos eletrônicos evidencia as diversas mudanças sociais e tecnológicas impactadas pela era digital no planeta. Os eSports fazem parte desse crescimento e criam um espaço que chama atenção, tanto de pessoas, como do mercado.
O que são eSports?
Segundo a Confederação Brasileira de eSports, "os jogos virtuais são competições disputadas em games (jogos, na tradução do inglês) eletrônicos em que os jogadores atuam como atletas profissionais de esportes tradicionais e são assistidos por uma audiência presencial e/ou online, através de diversas plataformas de stream online ou TV".
Assim como os esportes tradicionais, os jogos eletrônicos são competições, em âmbito online, nas quais derivam de práticas inicialmente voltadas ao lazer. Sendo assim, podem ocorrer partidas virtuais ou mesmo presenciais, de forma síncrona. São disputados entre duas ou mais pessoas, em competições individuais ou por meio de enfrentamentos em equipe.
Apesar dos eSports serem atuais, o histórico vem desde os anos 70. Nos Estados Unidos, a primeira competição de esporte eletrônico foi o Spacewar, um dos primeiros jogos de computador. O prêmio foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone.
Depois, o surgimento do Atari nos anos 1980, e da Nintendo nos anos 1990 marcaram o período de pré-crescimento da modalidade de jogos online como as conhecemos atualmente.
Quais os jogos mais jogados no Brasil?
Os melhores jogos de eSports, segundo a preferência dos brasileiros, variam entre algumas franquias dos mais diferentes modos. Por exemplo, muitos preferem aqueles formatados como FPS (First Person Shooter), modalidades de tiro em primeira pessoa, enxergados de uma perspectiva a partir do ponto de vista de um protagonista. Um dos principais exemplos é o CS:GO (Counter Strike: Global Offensive).
Também há aqueles que preferem ter a percepção em terceira pessoa, vendo todo o corpo do personagem sendo comandado pelo jogador, como é o caso do Fortnite. Os dois jogos citados são disputados em formatos diferentes.
O CS:GO, por exemplo, é dividido em duas equipes de cinco jogadores em cada lado, uma terrorista, e outra contra-terrorista. A primeira, precisa armar a bomba e proteger os locais designados para a plantação do artefato explosivo, enquanto os outros devem proteger os sites em questão e, quando perdidos, precisam retomá-lo e desarmar a carga explosiva. Já o Fortnite é jogado em formato de Battle Royale — todos contra todos, seja individualmente ou por equipes, buscando a sobrevivência final. É parecido com o Free Fire, que se tornou uma febre no Brasil e é manuseado através de celulares, facilitando o acesso virtual, visto que os computadores são consideravelmente mais caros que os dispositivos móveis.
Ambos os casos se tratam de jogos de tiro, porém, há aqueles que se diferenciam. O League Of Legends e o Dota 2, são exemplos de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), quando há o manuseio de um único personagem dentro de um universo com outros jogadores. Também tem uma dinâmica voltada aos admiradores de jogos de tabuleiro. Com diversos "campeões" dos mais diversos poderes, que podem ser controlados pelos usuários, as franquias tem o mesmo módulo competitivo da maioria dos FPS, cinco contra cinco.
Outro jogo que cresceu muitos nos últimos anos em território brasileiro foi o Rainbow Six. Esta ascensão competitiva de FPS se dá muito pela evolução dos times e atletas profissionais da modalidade que, inclusive, já tiveram campeões mundiais e levaram o país ao topo recentemente.
Quais os games mais jogados no mundo?
Assim como no Brasil, CS:GO, League Of Legends, Dota 2 e Rainbow Six, figuram entre os jogos mais jogados no mundo. Além destes, estão os Battle Royale PUBG Mobile (PlayerUnknown's Battlegrounds) e Apex Legends, que se assemelham ao Fortnite e ao Free Fire, duas febres no Brasil.
Os FPS que estão na lista mundial são: Valorant, jogo de tiro da Riot Games, mesma empresa do League Of Legends, e Call of Duty. Se diferenciando destas categorias, está o Rocket League, que é basicamente um futebol de carros. O Fifa, que deriva de um esporte tradicional, também é muito jogado mundo a fora.
Produção: Nikolas Mondadori