Após a decepção na estreia da chave de simples, quando foi eliminada pela espanhola Nuria Párrizas Díaz, a brasileira Bia Haddad Maia voltou à quadra na madrugada desta sexta-feira (20), pelo horário de Brasília, para iniciar sua campanha nas duplas no Aberto da Austrália.
Vice-campeã em Melbourne na temporada passada, ao lado da cazaque Anna Danilina, Bia está atuando com a chinesa Zhang Shuai, campeã do torneio em 2019 com a australiana Samantha Stosur. A parceria não é uma novidade para elas, que juntas se sagraram campeãs do WTA 250 de Nottingham, na Inglaterra, em junho do ano passado.
E a estreia de Bia e Zhang foi dificílima. Mesmo sendo as cabeças de chave número 7, elas enfrentaram muitas dificuldades diante da dupla formada pela canadense Leylah Fernandez, vice-campeã de simples do Aberto dos EUA de 2021, e a experiente americana Bethanie Mattek-Sands, 37 anos e dona de de nove troféus de duplas em Grand Slam, sendo quatro deles nas mistas, incluindo o Aberto da Austrália de 2012.
No primeiro set, a brasileira e a chinesa começaram bem e quebraram o saque das rivais logo de cara, chegando ao 3-1. Mas Fernandez e Mattek-Sands reagiram e devolveram o break em 3-3. Sem quebras, o set seguiu até o tie-break, que acabou sendo vencido pela canadense e a americana.
O segundo set começou com amplo domínio de Leylah Fernandez e Bethanie Mattek-Sands, que abriram 4-0, após duas quebras de serviço. E da mesma forma que eram dominadas, Bia Haddad Maia e Zhang Shuai assumiram o controle da partida e atropelaram as adversárias, vencendo seis games seguidos e empatando o confronto.
Mantendo o rimo, a brasileira e a chinesa começaram o set decisivo confirmando o saque e no quarto game conseguiram uma quebra de saque decisiva, já que depois as duas duplas confirmaram os seus serviços, o que foi suficiente para a vitória de Bia e Zhang.
Na próxima rodada, as cabeças de chave número 7 terão pela frente as tchecas Miriam Kolodziejová e Markéta Vondroušová, campeãs da chave juvenil em 2015, que eliminaram as britânicas Alicia Barnett e Olivia Nicholls, de virada, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/5.