Luisa Stefani e Rafael Matos conquistaram na madrugada desta sexta-feira (20) uma das raras vitórias brasileiras no Aberto da Austrália. Na estreia da chave de duplas mistas, eles derrotaram os chineses Han Xinyun e Zhang Zhizhen por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/0, em jogo que durou apenas 52 minutos e se garantiram nas oitavas de final.
Após venceram os dois confrontos que disputaram na United Cup, contra a Itália e a Noruega, a paulista e o gaúcho dominaram o confronto com os asiáticos. No set inicial, após as duplas confirmarem o saque nos games iniciais, Stefani e Matos conseguiram um break point em 2-1 e outro em 4-1. Sacando em 5-2, os brasileiros fecharam a primeira parcial e no segundo set conquistaram três quebras e venceram a partida com um "pneu" (6/0).
Nas oitavas de final, a parceria brasileira irá enfrentar a norte-americana Bethanie Mattek-Sands e o croata Mate Pavić, que eliminaram os americanos Jessica Pegula e Austin Krajicek, cabeças de chave número 2, por 6/7 (4), 7/5 e 10-8 no match tie-break.
O Brasil tem um título de duplas em Melbourne. Em 2016, o mineiro Bruno Soares ergueu o troféu ao lado da russa Elena Vesnina.