O gaúcho Marcelo Demoliner foi o único brasileiro a conquistar uma vitória no primeiro dia da chave de duplas do Aberto da Austrália. Na manhã desta quinta-feira (19), ao lado do italiano Andrea Vavassori, ele derrotou os belgas Sander Gillé e Joran Vliegen, de virada, em jogo que teve três tie-breaks.
No set inicial, os belgas levaram a melhor e venceram por 7-5, mas a dupla ítalo-brasileira devolveu com um 7-4 no segundo e conseguiu a vitória em 10-4 na terceira parcial, após 2h55min de partida que não teve nenhuma quebra de saque.
Esta é a sétima participação do tenista caxiense, que ontem completou 33 anos, em Melbourne. Ausente no ano passado por conta de uma lesão, ele comemorou bastante o resultado. Esta foi a quarta vez que Demoliner passou pela estreia na Austrália, a primeira desde 2019.
Na segunda rodada, os rivais de Marcelo Demoliner e Andrea Vavassori serão o argentino Horacio Zeballos e o espanhol Marcel Granollers, cabeças de chave número 8, que eliminaram o também argentino Sebastián Báez e o venezuelano Luis David Martínez por 6/4 e 6/2.
Rafael Matos e Thiago Monteiro eliminados
Outros dois brasileiros estiveram em ação nesta quinta. O gaúcho Rafael Matos e o cearense Thiago Monteiro acabaram sendo eliminados da competição em jogos bastante acirrados.
Cabeça de chave número 13, ao lado do espanhol David Vega, Matos acabou sendo derrotado pela parceria formada por Hugo Nys, de Mônaco, e o polonês Jan Zieliński, que venceram de virada, com parciais de 6/7 (4), 6/4 e 6/4, após 2h11min de duelo.
A partida foi tão tensa que após uma quebra de saque favorável a Nys e Zieliński, no quarto game do terceiro set, o polonês vibrou fortemente em direção ao lado da quadra de Matos e Vega, o que acabou gerando uma discussão entre ele e o tenista gaúcho.
Matos ainda disputará as duplas mistas com a paulista Luisa Stefani, que acabou sendo eliminada das duplas sem jogar, após a lesão da parceira americana Caty McNally, que teve de desistir do torneio.
Após ser derrotado na estreia em simples, Thiago Monteiro formou dupla com o espanhol Pedro Martínez para encarar os sul-africanos Lloyd Harris e Raven Klaasen, que acabaram levando a melhor em dois sets definidos no tie-break, sendo 7-5 no primeiro e 11-9 no segundo, após 2h04min de jogo.