O brasileiro Thiago Monteiro não resistiu ao francês Constant Lestienne, 55º do ranking mundial, e foi derrotado na manhã desta segunda-feira (16) em sua estreia no Aberto da Austrália. Em sets diretos, o cearense acabou superado por 6/3, 7/6 (2) e 6/3, depois de 2h28min de partida.
Esta foi a quinta participação do tenista de 28 anos no torneio e a 18º em um evento de Grand Slam. Até hoje, seu melhor desempenho em simples foi a terceira rodada em Roland Garros 2020, quando perdeu para o húngaro Márton Fucsovics.
Monteiro não fez um mau jogo. Porém, como ocorre em grandes jogos, ele acabou falhando nos momentos decisivos e acabou sendo superado. Seu melhor momento na partida aconteceu no segundo set, quando teve 6-5 e vantagem no serviço de Lestienne, que se recuperou e venceu no tie-break.
Em todo o confronto, o brasileiro, que é o número 77 do mundo, fez mais bolas vencedoras (winners), 36 contra 32, marcou mais pontos de saque (aces), 10 a 5, mas acabou cometendo mais erros não forçados (42 a 28) e teve desempenho inferior no primeiro saque, 61% de aproveitamento contra 75%, o que refletiu nas chances de quebra. Enquanto o francês aproveitou duas de oito, Thiago teve seis oportunidades e desperdiçou todas.
Na segunda rodada, Constant Lestienne irá enfrentar o britânico Cameron Norrie, 11º na lista de favoritos, que passou pelo convidado francês Luca van Assche por 3 a 0, parciais de 7/6 (3), 6/0 e 6/3.
Já Thiago Monteiro se prepara para a disputa da chave de duplas, onde atuará com o espanhol Pedro Martínez. Na estreia, eles irão encarar os sul-africanos Llyod Harris e Raven Klaasen.