No Gauchão 2023, que tem a primeira rodada neste final de semana, veremos algumas figurinhas carimbadas. No entanto, também teremos atletas experientes que irão disputar a competição pela primeira vez. GZH listou 10 jogadores de "grife" que estão nos times do Interior.
Wesley Pacheco (Aimoré)
Aos 32 anos, Wesley Pacheco vai para sua segunda temporada no Cristo Rei. No ano passado, o centroavante revelado pelo Grêmio marcou oito gols entre Gauchão, Série D e Copa FGF — o desempenho agradou à diretoria do Aimoré, que renovou o seu contrato. Pacheco já passou pela dupla Bra-Pel, Goiás, América-MG, Paysandu e Caxias.
Carlos Henrique (Avenida)
Ainda em novembro, o Avenida surpreendeu a todos e anunciou a contratação do centroavante Carlos Henrique para a disputa do Gauchão. Carlão Colheitadeira, como ficou conhecido por sua passagem marcante pelo Londrina, é a expectativa de gols do Periquito de Santa Cruz do Sul. No jogo apoiado de Márcio Nunes, terá papel fundamental como pivô.
Marcelo Pitol (Brasil-Pel)
Figurinha carimbada no Interior, Marcelo Pitol prepara-se para disputar o 17º Campeonato Gaúcho na carreira. Com passagens pelo clube também em 2005 e entre 2017 e 2018, o goleiro de 40 anos desistiu da aposentadoria para iniciar sua terceira passagem pelo Brasil-Pel. Ele é um dos nomes de confiança do técnico Rogério Zimmermann, com quem também trabalhou nos demais períodos em que esteve no Bento Freitas.
Marciel (Caxias)
Natural de Porto Alegre e campeão brasileiro pelo Corinthians em 2017, Marciel está de volta ao Estado para disputar o Gauchão pelo Caxias. Com passagens também por Cruzeiro, Ponte Preta e Vitória, o volante de 27 anos participou do acesso à Série A do Juventude, rival do Grená, em 2020. Em 2022, ele disputou a Série C pelo Remo.
Flávio Torres (Esportivo)
Aos 36 anos, Flávio Torres é figura carimbada no futebol gaúcho. Atuou por Avenida, Novo Hamburgo, São José, Lajeadense e São Gabriel. No Esportivo, teve uma passagem marcante em 2020, quando marcou três gols e o time de Bento Gonçalves foi campeão do Interior. Nas últimas três temporadas, atuou no Floresta-CE.
Alan Ruschel (Juventude)
Revelado pelo Juventude, Alan Ruschel está de volta ao clube após 10 anos. Em 2013, ele deixou o Alfredo Jaconi para atuar na Chapecoense, passando também por Inter, Athletico-PR e Cruzeiro. No clube catarinense, Ruschel viveu o maior drama de sua vida. Ele foi um dos sobreviventes da tragédia que vitimou 71 profissionais que viajavam para Medellín, na Colômbia, para a decisão da Copa Sul-Americana de 2016. O lateral-esquerdo conseguiu retomar a carreira no ano seguinte e disputou a última Série B pelo Londrina.
Lucas Gaúcho (Novo Hamburgo)
Natural de Esteio, Lucas Gaúcho é reforço do Novo Hamburgo para o Estadual. Curiosamente, será apenas a segunda vez na carreira que o centroavante irá disputar o Gauchão. Revelado pelo São Paulo, Lucas formou dupla de ataque com Lucas Moura e Fernandão no Morumbi. Tailândia, China, Tunísia, Vietnã, Omã, Lituânia, Japão, Israel, Bolívia e Kuwait também foram seus destinos na carreira. Em 2015, disputou o Campeonato Gaúcho pelo São José.
Rondinelly (São José)
Destaque do Vila Nova-GO, Rondinelly chegou ao Grêmio em 2012, indicado por Vanderlei Luxemburgo, com o apelido de Rondiquelme — uma comparação com o meia argentino Juan Roman Riquelme. A passagem pelo Olímpico, porém, foi de apenas 18 partidas. Na sequência, foi envolvido em uma negociação com o Palmeiras que trouxe Hernán Barcos para o Tricolor. Desde então, o jogador perambulou por vários clubes do futebol brasileiro. Aos 31 anos, é o principal reforço do São José para o Gauchão.
Éderson (São Luiz)
Aos 33 anos, Éderson é o maior investimento do São Luiz para a disputa do Gauchão. Artilheiro do Brasileirão de 2013, quando atuava pelo Athletico-PR, o centroavante tem passagens por clubes de relevância do futebol brasileiro. O atacante também foi campeão da Série B de 2018 com o Fortaleza, comandado por Rogério Ceni. Em 2022, estava na Chapecoense.
Ypiranga - William Barbio (Ypiranga)
Da Coreia do Sul para o Colosso da Lagoa. Buscando repetir a campanha do ano passado, quando foi vice-campeão gaúcho, o Ypiranga investiu na contratação do atacante William Barbio, que estava Seoul E-Land. Revelado pelo Nova Iguaçu-RJ, o atacante de 30 anos despontou no Vasco, em 2012, e depois rodou por vários clubes do futebol brasileiro, como Vasco, Bahia, Chapecoense, América Mineiro e Santa Cruz-PE.