A Federação Internacional de Judô (IJF) divulgou nesta, sexta-feira (23), o último ranking mundial da temporada. A lista foi atualizada após o World Masters de Jerusalém, Israel, que foi encerrado na quinta. Na competição, o Brasil conquistou três medalhas: uma de ouro e duas de prata.
Tricampeã mundial e bronze no último evento do ano, Mayra Aguiar assumiu a liderança do meio-pesado (78 kg), ultrapassando a alemã Anna-Maria Wagner. A judoca da Sogipa é a única atleta do país na primeira colocação nas 14 categorias, entre homens e mulheres.
Outra posição muito comemorada é o quinto lugar de Daniel Cargnin, também da Sogipa, no peso leve (73 kg), já que este foi seu primeiro ano na categoria e ele esteve no pódio no Mundial. Bronze no meio-leve (66 kg) nos Jogos Olímpicos de Tóquio e campeão do Masters, o gaúcho está em quinto lugar na classificação que é liderada pelo georgiano Lasha Shavdatuashvili, atual vice-campeão olímpico.
Uma das apostas brasileiras no ciclo para os Jogos de Paris-2024, Guilherme Schmidt (Minas Tênis Clube) ocupa a quarta colocação no meio-médio (81 kg). Atual campeão mundial, o georgiano Tato Grigalashvili é o líder.
No meio-pesado feminino (+78 kg), Beatriz Souza (Pinheiros-SP) é a terceira colocada. Ouro no último Mundial, vencendo a brasileira na decisão, e bronze nos Jogos de Tóquio, a francesa Romane Dicko é a número um.
Mais duas judocas da Sogipa seguem no top 10. No meio-médio (63 kg), a experiente Ketleyn Quadros é quinta colocada. A primeira posição é da britânica Lucy Renshall. No peso médio (70 kg), Maria Portela encerra em décimo. Bicampeã mundial, a croata Barbara Matic está na liderança.
Bicampeã mundial do peso leve (57 kg), Rafael Silva (Flamengo) ocupa a sexta posição do ranking, que é liderado pela canadense Christa Deguchi. Duas vezes medalhista olímpico, o paulista Rafael Silva (Pinheiros) é o nono colocado do pesado (+100 kg). Vice-campeão do mundo, Temur Rakhimov, do Tadjiquistão, é o número um.
De grande campanha no World Masters, com vitórias sobre os principais nome da categoria médio (9o kg) até levar o bronze, Rafael Macedo (Sogipa) está em 11º lugar. Campeão mundial e derrotado pelo judoca da Sogipa em Israel, o uzbeque Davlat Bobonov segue na liderança.
Demais brasileiros no ranking mundial:
Meio-leve masculino (66 kg) - 12º - Willian Lima
Meio-leve feminino (52 kg) - 13º Larissa Pimenta
Meio-pesado masculino (100 kg) - 17º Rafael Buzacarini
Ligeiro feminino (48 kg) - 25º Amanda Lima
Ligeiro masculino (60 kg) - 50º Eric Takabatake