O Intel Extreme Masters Major Rio terminou na tarde deste domingo (13) tendo a Outsiders, da Rússia, como grande campeã da competição. A equipe russa venceu os dinamarqueses por 2 a 0, na série melhor de três, e garantiram o título mundial de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). A Furia, melhor equipe do Brasil, ficou de fora da final do torneio.
Ainda assim, a torcida brasileira aproveitou o último dia do Major torcendo para os bicampeões no Showmatch disputado contra a seleção sueca. Gabriel "Fallen" Toledo, Fernando "Fer" Alvarenga, Marcelo "Coldzera" David, Epitácio "Taco" de Melo e Lincoln "Fnx" Lau, pela Furia, venceram os europeus por 16 a 8 e fizeram festa da Jeunesse Arena.
Depois do jogo de exibição, o torcedor assistiu a um passeio da Outsiders sobre a Heroic. A torcida brasileira estava na sua maior parte com a equipe russa, já que muitos gostam do capitão da equipe, Dzhami "Jame" Ali, por seu jeito de supervilão e calmo de jogar.
No primeiro mapa, a equipe da Outsiders optou por jogar na Mirage e levou a melhor. Começando do lado atacante (Terrorista), a equipe russa controlou a Heroic e não deu margem para que os dinamarqueses conseguissem construir vantagem de Contra-Terrorista. Com isso, depois da virada de lado, foi fácil para a Outsiders fechar o primeiro mapa em 16 a 12.
No segundo mapa da disputa, escolha da Heroic, o jogo foi para a Overpass. Começando do lado defensivo (Contra-Terrorista), a Outsiders neutralizou todas as ações dos dinamarqueses que só fizeram três pontos na primeira metade do jogo. Na virada de lado, os russos apenas confirmaram a vantagem para vencer a Heroic por 16 a 5 e fechar a série melhor de três com 2 a 0.
A Outsiders iniciou sua campanha no Major na primeira fase do torneio, chamada de Challengers Stage. A equipe russa passou para a segunda fase com três vitórias (IHC, Vitality e Fnatic) e uma derrota (MOUZ). No Legends, segunda etapa da competição, a equipe repetiu a campanha, vencendo a Ninjas in Pyjamas, Spirit e Mouz, e perdendo para a Heroic.
Antes de enfrentar novamente os dinamarqueses na final, a Ousiders venceu a Fnatic nas quartas de final, por 2 a 0, e a MOUZ por 2 a 1, nas semifinais. É o primeiro título de Major conquistado por Jame, que já havia chegado na decisão em 2019, no mundial disputado em Berlim, na Alemanha. Na oportunidade, defendendo a Avangar, o russo foi derrotado para a Astralis, equipe da Dinamarca, por 2 a 0.
A equipe é formada por Evgenii "Fl1t" Lebedev, Alexey "Qikert" Golubev, Dzhami "Jame" Ali, David "N0rb3r7" Danielyan e Petr "Fame" Bolyshev. Além de Jame, Qikert também chegou a sua segunda final de Major. Nascido no Casaquistão, o jogador também fez parte do elenco da Avangar, em Berlim.