O Brasil garantiu vaga na rodada qualificatória do Grupo Mundial da Billie Jean King Cup de 2023. Neste sábado (12), Bia Haddad Maia e Laura Pigossi venceram seus duelos em Tucuman, na Argentina, e carimbaram lugar no torneio. No total o time brasileiro somou três triunfos contra um e levou vantagem na série de melhor de cinco.
Número 15 do ranking mundial, Bia bateu María Lourdes Carlé por duplo de 6/3 nesta manhã. Depois foi a vez de Laura entrar em quadra e bater com facilidade Solana Sierra por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0. Com isso não foi necessária uma partida final de duplas para definir a equipe campeã.
Na partida de Bia, a brasileira mostrou tranquilidade durante o confronto e jogou toda pressão para a rival argentina, que chegou a ficar em vantagem no segundo set. Bia, porém, conseguiu virar, quebrou dois serviços e venceu o duelo. Após a partida, comemorou o resultado e citou a concentração que lhe foi exigida para vencer.
— Diferente de ontem, tive mais dificuldades em controlar o jogo quando estava na frente, então precisei focar na minha forma de jogar e deixar o ambiente de lado. É um trabalho mental que faz muita diferença durante as partidas — disse Bia Haddad após a vitória.
Laura Pigossi enfrentaria Nadia Podoroska, mas a técnica da seleção argentina optou pela jovem Solanda Sierra, de apenas 18 anos, que ocupa a 464ª posição do ranking da WTA. A brasileira, 114ª colocada na classificação mundial, usou de sua experiência para passar sem sustos pela rival.
— Foi um jogo bem duro emocionalmente, dar o ponto decisivo do Brasil é sempre uma pressão extra, mas ao mesmo tempo uma pressão bonita. Ter o todo time ali me apoiando a cada minuto, cada segundo . Foi um jogo bem duro, mas aprendi a jogar taticamente com minha partida de Salinas (Equador) e fez toda a diferença — comemorou Pigossi.
Neste domingo, o adversário do Brasil no qualificatório será definido através de um sorteio, a ser realizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), em Glasgow, pouco antes da final do Grupo Mundial. Além da equipe brasileira, outros 17 países participarão do quali, num total de nove confrontos no sistema de alternativas de sedes.
A Billie Jean King Cup acontece nos dias 14 e 15 de abril de 2023. A principal competição internacional de equipes femininas é uma homenagem à ex-tenista número 1 do ranking, Billie Jean King.