O Brasil fez história na principal competição de tênis por equipes do mundo nos 16 anos. Pela primeira vez, o país foi campeão da Copa Davis Júnior ao bater os Estados Unidos por 2 a 0 na final disputada neste domingo, em Antalya, na Turquia. O time brasileiro foi formado por João Fonseca, Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida, que levaram o título, de forma invicta.
A final começou com Gustavo Almeida, número 248 do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF) enfrentando Meecah Bigun (111º ) e marcando o primeiro ponto com o placar de 7/6 e 6/0.
Na segunda partida, João Fonseca encarou Kaylan Bigun (87º ) e o brasileiro, que é o 44º colocado não deu chances e venceu por 6/4 e 6/1, tirando a necessidade da partida em duplas para o desempate e assegurando a inédita conquista.
— O sentimento é inexplicável. Estou muito feliz junto com a equipe, onde cada um exerceu o seu papel da melhor maneira possível nessa conquista. Esse título vai para todos que vem nos acompanhando e dando suporte para estarmos tão longe de casa para representar o país e levar essa taça para casa — disse carioca João Fonseca.
Esta foi a primeira vez que o Brasil chegou à decisão do torneio criado em 1985. Em quatro oportunidades, os juvenis brasileiros terminaram entre os quatro primeiros —terceiro em 2006 e quarto lugar em 1986, 1992 e 2007.
— O grupo realmente fez a diferença na Copa Davis. Todos sempre se ajudavam dentro e fora de quadra para que o time estivesse 100% na hora dos jogos — avaliou o mineiro Pedro Rodrigues.
O caminho brasileiro até a conquista iniciou com Marrocos, Paraguai e França na primeira fase e o time treinado por Rodrigo Ferreiro conquistou o primeiro lugar. Já na fase decisiva superou a Austrália, a Itália e os Estados Unidos.