Líder do ranking mundial, o espanhol Carlos Alcaraz comunicou neste sábado (5) que não irá disputar o ATP Finals, a partir do próximo dia 13, em Turim, na Itália. Depois de abandonar o Masters 1000 de Paris, nas quartas de final, com um lesão na região abdominal, o tenista de 19 anos realizou exames médicos na capital francesa e o diagnóstico médico recomenda um período de até seis semanas para sua recuperação.
— Após ser avaliado por minha equipe médica, lamentavelmente este é o resultado: uma ruptura do músculo oblíquo interno na parede abdominal esquerda com um tempo de recuperação estimado em seis semanas — informou o mais jovem número 1 do mundo na história da ATP.
Com 57 vitórias e 13 derrotas na temporada e os títulos do Aberto dos EUA, dos Masters 1000 de Miami e Madrid e dos ATP 500 do Rio de Janeiro e Barcelona, o tenista de 19 anos deverá ceder sue lugar no Finals para o americano Taylor Fritz, que é o primeiro reserva no momento. Ele também não poderá defender a Espanha na Copa Davis.
— Infelizmente não vou chegar ao ATP Finals ou às finais da Copa Davis. É difícil e doloroso para mim perder esses dois eventos, que são tão importantes, mas tudo o que posso fazer é ser positivo e me concentrar na minha recuperação — disse o pupilo de Juan Carlos Ferrero.