Roger Federer irá se despedir do tênis nesta semana. A partir desta sexta-feira (23), na 02Arena, em Londres, o suíço de 41 anos participará da Laver Cup, competição que chega à sua quinta edição. Criado em 2017, o evento é disputado entre duas equipes, o Time Europa e o Time Mundo, que é composto por jogadores de países não-europeus.
O nome do torneio é uma homenagem ao australiano Rod Laver, dono de 20 títulos de Grand Slam (11 em simples, 6 em duplas e 3 em duplas mistas) e que é apontado como um dos 10 maiores nomes da história do esporte.
Nas edições anteriores, os europeus levaram a melhor sobre o resto do mundo e conquistaram o tetracampeonato. Federer participou consecutivamente entre 2017 e 2019, com seis vitórias e nenhuma derrota em simples e duas vitórias e três derrotas nas duplas.
O sistema de disputa da Laver Cup é um pouco distinto dos torneios do circuito da ATP, até porque não vale pontos para o ranking mundial. Cada equipe tem sete atletas, sendo seis titulares e um reserva, além de um capitão e um vice-capitão. O evento conta com três dias de competição: sexta (23) e sábado (24) terão duas sessões (diurna e noturna), enquanto o domingo (25) fechará a competição com uma sessão única.
A fórmula de disputa da competição apresenta quatro partidas por dia, sendo sempre três de simples e uma nas duplas. Na sexta-feira, cada vitória valerá um ponto na competição geral. No sábado, cada triunfo renderá dois pontos à equipe vitoriosa. Por fim, no domingo, os jogos que definem a equipe campeã tem um peso ainda maior, uma vez que cada confronto vencido dará três pontos.
"O tênis me tratou com mais generosidade do que eu jamais teria sonhado, e agora devo reconhecer quando é hora de encerrar minha carreira competitiva"
ROGER FEDERER
Tenista suíço ao comentar sua aposentadoria
O campeão da Laver Cup será o time que atingir a marca de 13 pontos primeiro. Para evitar que o vencedor seja definido antes do último dia, mesmo que uma equipe ganhe todos os confrontos, na sexta e no sábado, ela só chegará a 12 pontos.
Cada jogador deve atuar em ao menos uma partida de simples nos dois primeiros dias. Porém, ele não pode jogar mais do que dois duelos individuais durante toda a competição. Já nas duplas, cada equipe deverá ter pelo menos quatro representantes, sendo que uma parceria só poderá ser repetida em caso de um empate de 12 a 12 ao término de todos os confrontos do torneio, o que forçaria a realização de um novo jogo de duplas no domingo, que definirá a equipe campeã.
Todas as partidas são disputadas em melhor de três sets, sendo dois sets padrões e um terceiro set de desempate, jogado em formato de match-tiebreak (até 10 pontos ou vantagem de dois após o 9 a 9).
Onde assistir a Laver Cup
- Os canais ESPN e a plataforma Star Plus anunciam a transmissão dos jogos. Na sexta-feira e no sábado, as duas primeiras partidas de simples a partir das 9h, e o terceiro jogo de simples e o confronto de duplas, não antes das 15h. No domingo, três duelos de simples e um de duplas a partir das 8h.
As escalações dos Times Europa e Mundo
Europa: Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray, Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas. Matteo Berrettini será o reserva. Capitão: Björn Borg. Vice-capitão: Thomas Enqvist
Mundo: Félix Auger-Alissime, Taylor Fritz, Denis Schwartzman, Jack Sock, Alex De Minaur e Frances Tiafoe. Tommy Paul será o reserva. Capitão: John McEnroe. Vice-capitão: Patrick McEnroe