A lavada da Europa na quarta edição da Laver Cup foi completada neste domingo (26), dia em que a dupla do alemão Alexander Zverev com o russo Andrey Rublev garantiu o tetracampeonato da equipe sobre o Resto do Mundo, em Boston, nos Estados Unidos, ao abrir a rodada com vitória por 2 sets a 1 contra o americano Reilly Opelka e o canadense Denis Shapovalov - com parciais de 6/2, 6/7 (4) e 10 a 3 no match tie-break.
Com mais um triunfo dos europeus, que venceram três dos quatro jogos na sexta-feira e varreram o sábado, o placar ficou 14 a 1, garantindo mais uma taça para eles, que ainda não sabem o que é perder o evento, faturando os quatro títulos em quatro edições.
Na primeira vez que não contou com sequer um dos membros do "Big 3" - o sérvio Novak Djokovic, o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer -, a equipe europeia deu a melhor resposta possível, venceu as seis partidas de simples que foram disputadas e duas das três de duplas.
— Estou muito orgulhoso de defendermos o título, eles jogaram um ótimo tênis — disse Bjorn Borg, responsável por comandar o Time Europa a mais uma conquista, repetindo o feito de Praga (República Checa), Chicago (Estados Unidos) e Genebra (Suíça).
Hubert Hurkacz ganha troféus de simples e duplas na França
O domingo não poderia ser melhor para o polonês Hubert Hurkacz, que conquistou no mesmo dia os títulos de simples e de duplas no ATP 250 de Metz, na França. A primeira das taças veio com uma vitória apertada sobre o espanhol Pablo Carreño Busta, em final envolvendo os dois principais favoritos do torneio, marcando parciais de 7/6 (7/2) e 6/3.
Cabeça de chave 1, o polonês encerrou sua campanha sem perder sets em simples e assim conquistou seu quarto título na carreira, o terceiro só nesta temporada.
— Pablo é um jogador incrível e vencê-lo na final aqui foi algo especial— disse Hurkacz na entrevista ainda dentro de quadra.
Um pouco mais tarde, o polonês voltou à quadra em Metz para a final de duplas. Ao lado do compatriota Jan Zielinski, ele derrotou o monegasco Hugo Nys e o francês Arthur Rinderknech em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/3.
Em Ostrava, Anett Kontaveit ganha primeiro WTA 500 da carreira
A estoniana Anett Kontaveit comemorou neste domingo seu terceiro título no circuito profissional e o maior da carreira ao triunfar no WTA 500 de Ostrava, na República Checa, batendo na decisão a grega Maria Sakkari, cabeça de chave número 4, em sets diretos e com placar final de 6/2 e 7/5.
Kontaveit esteve impecável em sua campanha, não perdeu um set sequer durante toda a semana e manteve a sua grande atuação conquistando a sexta vitória sobre uma Top 20, gastando 1 hora e 32 minutos para derrotar Sakkari pela quarta vez em 10 confrontos.
— Quando você está ganhando partidas, isso definitivamente lhe dá confiança. Sinto que definitivamente estou jogando melhor do que no meio da temporada, e acho que isso pode resultar em coisas boas. Maria é uma grande jogadora e tivemos muitas partidas difíceis, por isso sabia que precisaria jogar bem para vencê-la. Acho que consegui sacar muito bem e jogar de forma agressiva, mas também ser o mais consistente possível — comemorou a campeã
Ocupando atualmente a 30.ª colocação no ranking, a estoniana de 25 anos vai ganhar sete posições com o título, subindo para o 23.º lugar na próxima lista da WTA. Já a vice-campeã grega ganhará duas colocações e entrará pela primeira vez no Top 10, indo para o 10.º posto.