O Brasil está classificado para as quartas de final do Campeonato Mundial masculino de vôlei. A classificação foi conquistada nesta terça-feira (6), com uma vitória sobre o Irã por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/22 e 25/23 , em 1h15min de partida, disputada em Gliwice, na Polônia.
Tricampeã mundial e finalista das últimas cinco edições, a seleção brasileira agora terá um clássico pela frente. O próximo adversário do time de Renan Dal Zotto, que está invicto na competição, será a Argentina, que mais cedo atropelou a Sérvia e fez 3 a 0 (25/23, 25/21 e 25/23). O confronto será uma reedição da disputa da medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado, que foi vencida pelos argentinos. A partida acontecerá na próxima quinta-feira (8), às 12h30min (de Brasília).
— Um clássico. Será um bom jogo. Eles estavam quase eliminados, se classificaram e agora ganharam de 3 a 0. Nas Olimpíadas, eles tiraram o bronze da gente, então será um jogo especial — comentou o ponta Leal ao canal SporTv.
Sem Lucarelli, Renan aposta em Rodriguinho
Contra o Irã, o Brasil começou com seu time base,exceção ao ponteiro Lucarelli, que sentiu dores na panturrilha esquerda na véspera da partida. Em seu lugar foi escalado Rodriguinho.
A partida começou com um erro de posicionamento dos iranianos. Errando bastante, o time asiático cedeu quatro dos primeiros cinco pontos brasileiros (5 a 3). Rodriguinho fez dois pontos seguidos e a vantagem foi a quatro (8 a 4). O Irã reagiu com um bloqueio sobre Wallace e encostou em 11 a 9.
Fernando Cachopa passou a usar Flávio pelo meio, e a seleção brasileira fez 17 a 13. Sem dificuldades, o Brasil foi empilhando pontos e num ace de Fernando Cachopa fez 22 a 15 e num contra-ataque de Leal fechou em 25 a 17, após 20 minutos.
Irã reage, mas Leal decide o segundo set
O segundo set começou com o time brasileiro chegando rapidamente a 5 a 2. Mas os iranianos melhoraram o passe e forçando o saque chegaram ao 7 a 7, após erro de Rodriguinho, passaram à frente, pela primeira vez no jogo, num ataque de Ebadipour.
O Brasil voltou a a liderar em um ataque de Leal e num ace de Lucao (13 a 10). Solto, o time brasileiro chegou a 20 a 16 com Rodriguinho. Na reta final, os iranianos reagiram e numa indefinição entre Thales e Flávio, e em um erro de ataque encostaram em 22 a 21. Mas no final, Leal apareceu e fez os dois últimos pontos (25 a 22).
Irã lidera, Brasil vira no final e garante vaga
Precisando reagir, o Irã voltou para o terceiro set com três alterações e num primeiro momento elas surtiram efeito. Esfandiar entrou sacando bem, assim como o oposto Kazemi que surpreendeu a defesa brasileira e o placar ficou em 6 a 3. O Brasil foi se recuperando e empatou em 7 a 7, para abrir diferença em contra-ataque de Leal (13 a 10). Os iranianos não se deram por vencidos e voltaram a empatar em 17 a 17, com Ebadipour.
A parte final desta parcial foi a mais emocionante do jogo. Num bloqueio sobre Lucão, o Irã fez 19 a 18. Nesse instante, Renan Dal Zotto tirou Rodriguinho e colocou Adriano para melhorar o passe. Um saque forçado sobre Leal recolocou os iranianos na liderança em 23 a 22, mas o ponteiro brasileiro igualou o marcador num ataque e logo depois parou o ataque adversário. Na inversão do 5-1, com Bruninho e Felipe Roque em quadra, o levantador brasileiro sacou no fundo e o árbitro deu bola fora. Porém, na revisão do lance, foi possível ver que ela havia tocado a linha e o Brasil fez 25 a 23 e garantiu a vitória e a vaga.
— A gente marcou muito bem o time deles. Mérito da comissão técnica que nos passou tudo e nós seguimos tudo que eles nos pediram pra fazer e deu certo. Foi uma boa partida e tomara que a gente siga assim — disse o líbero Thales ao canal SporTv.
Com 20 acertos, Leal foi o maior pontuador do Brasil e do jogo. Rodriguinho, Lucão e Flávio marcaram oito pontos, cada, e Wallace fez sete. A partida foi marcado por erros. Os brasileiros cederam 18 e os iranianos 21.
Confira os confrontos de quartas de final do Mundial de vôlei
Quarta-feira (7)
- 12h30min - Itália x França
- 16h - Eslovênia x Ucrânia
Quinta-feira (8)
- 12h30min - Argentina x Brasil
- 16h - Polônia x Estados Unidos