O Brasil conquistou sua segunda vitória no Aberto dos Estados Unidos, que começou nesta segunda-feira (29), em Nova Iorque. Thiago Monteiro, número 67 do ranking mundial, bateu o eslovaco Alex Molcan, 40º, por 3 a 1, parciais de 6/4, 4/6, 6/4 e 6/1, em 2h4omin de jogo disputado na quadra 4 do complexo de Flusing Meadows, a mesma em que horas antes Bia Haddad Maia havia superado a croata Ana Konjuh.
A vitória foi um marco para o cearense de 28 anos, que pela primeira vez na carreira consegue superar a primeira rodada do Grand Slam disputado em Nova Iorque, após quatro eliminações.
O próximo rival de Monteiro será o russo Karen Khachanov, vice-campeão olímpico, e que esteve no Top-10 da ATP - foi oitavo em julho de 2019. Atual 31º do mundo, ele passou pelo americano Denis Kudla, virada, parciais de 3/6, 6/1, 6/2 e 6/2, após 2h09min de partida.
Esta será a terceira vez que eles irão se enfrentar e o retrospecto é totalmente favorável ao tenista nascido em Moscou, que venceu os dois duelos anteriores, na segunda rodada de Wimbledon em 2017 e nas quartas de final do ATP 250 de Belgrado, em abril deste ano.
Quem vencer esta partida poderá enfrentar na terceira rodada, o canadense Félix Auger-Aliassime, sexto cabeça de chave, que começou derrotando o suíço Alexander Ritschard por 6/3, 6/4, 3/6 e 6/3. Seu próximo rival sairá do confronto entre o britânico Jack Draper e o finlandês Emil Ruusuvuori.