O veterano Andy Murray venceu o argentino Francisco Cerúndolo nesta segunda-feira (29) em três sets pela primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos.
O britânico derrotou Cerúndolo, 23º cabeça de chave, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/3 em 2h42min de jogo no Louis Armstrong Stadium, o segundo maior do complexo de Flushing Meadows.
Murray, de 35 anos, inicia assim com vitória um torneio no qual comemora o décimo aniversário do seu triunfo em 2012, numa final emocionante contra Novak Djokovic em que conquistou o primeiro de seus três títulos de Grand Slam da carreira.
O britânico, que ainda luta para voltar ao seu melhor nível depois de várias temporadas atormentadas por lesões, enfrentará na segunda rodada o americano Emilio Nava, 203º do ranking, que venceu o australiano John Millman (103º) por 3 a 2, parciais de 7/6 (7), 4/6, 7/6 (4), 1/6 e 6/1, em jogo que teve 3h58min de duração.
Já Cerúndolo, número 27 do ranking da ATP, ficou sem sua tão esperada primeira vitória na chave principal de um torneio de Grand Slam. O tenista de Buenos Aires, de 24 anos, resistiu mais no primeiro set em que quebrou o serviço de Murray no primeiro game.
O escocês respondeu em seguida com outra quebra e os dois tenistas se enfrentaram em um set emocionante sob o calor e a umidade do meio-dia de Nova York.
Depois de ceder o primeiro set, Cerúndolo foi esmorecendo diante de um Murray com momentos de grande brilho que a torcida comemorou no Louis Armstrong.
Excelente na devolução (74% dos pontos conquistados no segundo saque do adversário), Murray também aproveitou os inúmeros erros não forçados do argentino (48 contra 32) e o quebrou oito vezes em 14 oportunidades.
— Pareceu uma vitória em cinco sets — disse Murray, satisfeito e cansado.
O britânico, que compete com uma prótese de metal no quadril desde 2019, chegou às finais em Sydney e Stuttgart neste ano.
* AFP