Enfim, ele desencantou. O britânico Andy Murray conquistou nesta segunda-feira seu primeiro Grand Slam da carreira, ao ser campeão do Aberto dos Estados Unidos em Nova York. Para levar a taça, ele teve de superar o sérvio Novak Djokovic, que venceu o torneio em 2011 e é o atual vice-líder do ranking mundial.
A expectativa em torno de um título de Murray em um Major residia no fato de que ele perdeu as quatro finais anteriores. A primeira derrota foi justamente no Aberto dos Estados Unidos em 2008 para o suíço Roger Federer, que o venceria também no Aberto da Austrália de 2010 e em Wimbledon neste ano. Djokovic também teve o gostinho de ver Murray vice-campeão em um Grand Slam, na Austrália no ano passado. Nesta segunda-feira, o britânico deu o troco.
O duelo entre Murray e Djokovic foi digno de uma decisão de um torneio desta magnitude. Murray teve de suar muito para bater o sérvio por 3 sets a 2. O britânico abriu 2 a 0 ao fazer 7-6 (12-10) e 7-5, e parecia que não teria dificuldades para encerrar o jogo logo, mesmo com um ex-número 1 do mundo do outro lado da rede.
Mas Djokovic reagiu e empatou a partida em 6-2 e 6-3. Enquanto o relógio ultrapassava as quatro horas de partida, o público se inflamava com as longas trocas de bolas entre os atletas, e as várias quebras de saque que aconteceram.
No derradeiro set, o cansaço bateu nos atletas, e Murray aproveitou para quebrar o saque do adversário. O britânico fez isso três vezes e fechou o jogo em 6-2.
Murray entrou nesta segunda-feira para a galeria dos grandes campeões do tênis.
Us Open
Andy Murray desencanta, vence Djokovic e fatura seu primeiro Grand Slam
Em sua quinta final de Major, britânico sua para derrotar o sérvio no Aberto dos Estados Unidos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: