Bia Haddad Maia teve uma estreia perfeita no Aberto dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (29), jogando na quadra 4 de Flushing Meadows, a paulista derrotou a croata Ana Kinjuh, ex-top 20 do ranking mundial, por 2 a 0, com um duplo 6/0, em apenas 58 minutos.
O resultado obtido pela brasileira é chamado de bicicleta na linguagem do tênis. Esta expressão é adotada quando um jogador(a) ganha a partida sem perder games, vencendo todos os sets, aplicando um "pneu" no adversário (a).
Cabeça de chave número 15 do torneio, Bia impôs seu jogo sem nenhuma dificuldade e venceu todos os games disputados, conquistando 53 pontos contra 24 da rival. A canhota de 26 anos marcou três aces, venceu 79% dos pontos jogados em seu primeiro serviço, fez 17 contra seis bolas vencedoras da croata e conquistou ainda 69% dos pontos jogados no saque da adversária.
A vitória garantiu para a brasileira, pela primeira vez na carreira, uma vaga na segunda rodada do último Grand Slam da temporada. Na participação anterior, em 2017, ela foi eliminada logo no primeiro duelo.
Mas na próxima rodada, a tarefa de Bia Haddad Maia será bem mais complicada. Ela enfrentará a canadense Bianca Andreescu, campeã do torneio em 2019, que venceu a francesa Harmony Tan por 2 a 1, parciais de 6/0, 3/6 e 6/1.
Este será o segundo confronto entre elas. No anterior, em 2016, nas quartas de final do ITF 50k de Waco, no Texas, a brasileira venceu por 3/6, 7/6, 4/0 e desistência. Ela terminaria o torneio como campeã.
No mesmo lado da chave, a francesa Caroline Garcia, campeã de Cincinnati, superou a russa Kamilla Rakhimova por 2 a 0 (6/2 e 6/4) e terá como rival, na segunda rodada, outra russa, Anna Kalinskaya, que venceu a sueca Rebecca Peterson por 6/4 e 6/3. Quem vencer enfrentará, na terceira rodada, Bia Haddad Maia ou Bianca Andreescu.