Em meio aos últimos preparativos para o Campeonato Mundial, que se inicia na próxima semana, na Eslovênia e na Polônia, a seleção brasileira masculina de vôlei entrou em quadra para um amistoso neste sábado (20) em Montpellier, na França, e acabou derrotada pelos anfitriões por 4 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/17, 25/21 e 25/19, em jogo que teve aenas 1h28 de duração.
Renan Dal Zotto mandou à quadra, no primeiro set, Bruninho, Wallace, Leal, Lucarelli, Leandro Aracaju, Flávio e o líbero Thales. O desfalque para a partida foi o central Lucão, que sofreu uma entorse no tornozelo direito na última semana e segue como dúvida para a disputa do torneio. Um exame realizado não detectou fratura, o que dá um pouco mais de possibilidades de que ele seja liberado para o torneio.
Desde o primeiro set, a atual seleção campeã olímpica impôs um forte ritmo de ataque e se aproveitou dos erros defensivos brasileiros para criar uma situação confortável na partida.
Se os treinadores mandaram as equipes titulares nos primeiros sets, a situação foi oposta a partir do terceiro set. A França descansou seus principais atletas, enquanto o Brasil manteve seus principais nomes em quadra.
Apesar das mudanças, a situação do jogou pouco mudou e a seleção francesa seguiu dominante e fechou o terceiro set . Em comum acordo, as seleções decidiram jogar um quarto set, que novamente teve amplo domínio dos donos da casa.
Os destaques do lado brasileiro foram o ponteiro Leal, que anotou 11 pontos; o central Flávio com sete; e o oposto Darlan que marcou seis.
— Para nós era importante ganhar ritmo de jogo, mas o resultado não foi o que esperávamos. Tivemos dificuldade em manter uma regularidade, uma consistência nos fundamentos. Falta ainda uma semana para a estreia do Mundial, temos que continuar trabalhando com os pés no chão — avaliou o levantador e capitão Bruninho.
Neste domingo (21) a seleção embarca para a capital francesa onde será a primeira delegação brasileira a visitar base de apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os Jogos Olímpicos Paris 2024. O time ficará até a quarta-feira (24) na estrutura montada em Saint-Ouen-sur-Seine, quando seguirá para Liubliana, na Eslovênia, onde disputará a primeira fase do contra Cuba, Japão e Catar. A estreia diante dos cubanos acontecerá no dia 26.