O Milan tem novo dono. Após meses de negociação, o final feliz foi anunciado nesta quarta-feira (31). A Redbird Capital Partners é a nova acionista do clube italiano pelos próximos 123 anos. A co-proprietária do New York Yankees, time de beisebol dos Estados Unidos, e também acionista do Liverpool, investiu 1,2 bilhão de euros (aproximadamente R$ 6,2 bilhões).
— Como o novo proprietário do AC Milan, RedBird continuará a investir em todas as áreas-chave que promoverão os interesses esportivos e comerciais do clube, aproveitando as conquistas da temporada passada que culminaram no campeonato da Série A do clube. A experiência da RedBird na operação e construção de negócios esportivos globais garantirá que o próximo capítulo da história do AC Milan se baseie em seu momento atual — anunciou o clube.
— As áreas prioritárias de foco incluem apoiar a liderança esportiva e empresarial do clube para garantir que a equipe seja consistentemente competitiva nos mais altos níveis do futebol; assegurar que dispõe de infraestruturas e instalações condizentes com uma das organizações desportivas mais proeminentes do mundo; e fortalecer as equipes femininas e juvenis do clube, bem como seu braço beneficente, a Fondazione Milan — seguiu a nota da nova dona.
A ideia da nova proprietária e recolocar o Milan na disputa pelas grandes competições da Europe e Mundial. O clube tem sete taças da Liga dos Campeões, mas está com jejum de 15 anos. Montar uma equipe capaz de derrubar esse tabu será uma das principais metas.
— Nossa visão para o Milan é clara: apoiaremos nossos talentosos jogadores, treinadores e funcionários para obter sucesso em campo e permitir que nossos torcedores compartilhem as experiências extraordinárias deste clube histórico. Procuraremos alavancar nossa rede global de esportes e mídia, nossa experiência em análise, nosso histórico em desenvolvimento de estádios esportivos e hospitalidade para alcançar o objetivo de manter o lugar do Milan no topo do futebol europeu e mundial — afirmou Gerry Cardinale, fundador e sócio-gerente do RedBird Capital Partners.
O acordo fará ainda com que a Yankee Global Enterprises (YGE), proprietária do New York Yankees, uma das franquias esportivas mais valiosas do mundo, faça uma parceria estratégica com o clube com participação minoritária no AC Milan. A RedBird tem um relacionamento de longa data com os Yankees e a família Steinbrenner, com quem é co-proprietária.
— Temos um relacionamento de várias décadas com o New York Yankees e a família Steinbrenner que resultou na criação de alguns dos negócios mais bem-sucedidos em esportes, entretenimento e hospitalidade. Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria com eles e procuraremos explorar oportunidades juntos para ampliar nosso alcance de fãs e expandir as oportunidades comerciais que estão disponíveis apenas para franquias que operam nos mais altos níveis de esportes em todo o mundo.
Além da parceria com os Yankees, a RedBird, que inclui a Fenway Sports Group, também está no comando de Liverpool FC, Boston Red Sox, Pittsburgh Penguins, Toulouse FC, Rajasthan Royals, YES Network, SpringHill Company, Skydance Media, XFL, OneTeam Partners e Dream Sports.