Em boa estreia nas pistas de Eugene, nos Estados Unidos, Thiago Braz avançou à final do salto com vara no Mundial de Atletismo. Campeão olímpico nos Jogos Rio-2016 e bronze em Tóquio-2020, o brasileiro avançou em quarto lugar na fase classificatória. Recordista mundial e atual campeão olímpico, o sueco Armand Duplantis dividiu a primeira posição geral com o americano Cristopher Nilsen e o alemão Oleg Zernikel, com a marca de 5,75m
Na disputa por uma vaga na final, Braz não deu descanso aos rivais. No Grupo A, o atleta paulista não teve dificuldade no primeiro salto, de 5,50m, mas esteve a um erro da eliminação no segundo, já com 5,65m. No último, de 5,75m, a classificação veio sem problemas.
Além de Thiago, outro brasileiro esteve nas pistas de Eugene para buscar uma vaga na decisão. Augusto Dutra estava no Grupo B e, diferentemente de Braz, não obteve a vaga, já que sequer conseguiu completar o primeiro salto em 5,30m.
No total, 12 atletas se classificaram com a marca de 5,75m. O índice era de 5,80m, mas como nenhum saltador atingiu esta altura, as vagas foram preenchidas pelos que obtiveram o resultado imediatamente inferior.