Em sua segunda edição de Olimpíadas, Thiago Braz subirá pela segunda vez ao pódio. Depois de surpreender com o ouro no Rio 2016, o atleta do salto com vara conseguiu a medalha de bronze em Tóquio. Na final, nesta terça-feira (3), Thiago conseguiu passar a marca de 5m87cm.
O ouro ficou com o favorito Armand Duplantis, que nasceu nos Estados Unidos e compete pela Suécia, com a marca de 6m2cm. A prata foi do norte-americano Christopher Nilsen, com 5m97cm.
Após um ciclo olímpico irregular, Thiago se superou novamente nas Olimpíadas, palco no qual se consagrou cinco anos atrás. Na disputa deste ano, o brasileiro errou a primeira tentativa para 5m70cm, mas conseguiu superar a marca em seu segundo salto — a final já havia começado em 5m55cm.
Em seguida, o sarrafo subiu para 5m80cm, e novamente Thiago precisou de duas chances para superar, mas conseguiu. Nesta marca, um dos principais concorrentes ao pódio, o francês Renaud Lavillenie, com quem o brasileiro protagonizou a final olímpica do Rio, sentiu dores no pé, o que comprometeu o seu desempenho — ele havia se machucado no aquecimento.
Quando o sarrafo subiu para 5m87cm, Thiago conseguiu superar a marca em sua primeira tentativa, e a maioria dos competidores não conseguiu atingir a marca. Sobraram o brasileiro e mais três competidores. Lavillenie resolveu tentar a próxima marca 5m92cm, mas não foi capaz de ultrapassá-la garantindo o bronze ao brasileiro.