Está tudo pronto para o início do Gauchão de futsal feminino. A competição começa neste sábado (16) com o duelo entre Teutônia e Malgi, e segue no domingo (17) com o confronto entre ACBF e ALAF.
Além das quatro equipes que entram em quadra neste final de semana, a Celemaster também disputará o Estadual. Os cinco times se enfrentarão em partidas de turno e returno para definir os classificados às semifinais — estas, disputadas em ida e volta, assim como a final. A grande decisão está prevista para o dia 6 de novembro.
A Celemaster é a atual tricampeã do Gauchão de futsal feminino. A equipe busca o quarto título. A Malgi, vice-campeã da última edição, e a tradicional ACBF também são cotadas como favoritas.
GZH destaca tudo que você precisa saber sobre os primeiros confrontos. Confira abaixo.
Teutônia x Malgi
Na última temporada, a Malgi classificou-se à segunda fase na liderança do Grupo B. Na primeira etapa, a equipe de Pelotas acumulou cinco vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Posteriormente, nas semifinais, a Malgi eliminou a ACBF. No entanto, na grande final, acabou perdendo o título para a Celemaster. A meta, agora, é buscar o troféu.
— A gente vem batendo na trave há alguns anos. Acabamos enfrentando muito a Celemaster e é um sonho ganhar o Estadual. Acho que cada um tem o seu momento e vai chegar o nosso — avaliou a ala Eduarda Kunge, em entrevista a GZH.
Do outro lado está a Teutônia Futsal, que reabriu o departamento feminino em setembro do ano passado. Portanto, este será o primeiro Gauchão da equipe desde a retomada. A expectativa inicial é conquistar a classificação para, depois, sonhar com a taça.
— Sabemos da qualidade de todas as equipes, e também sabemos que estamos nos dedicando para trazer esse título para casa. É o nosso primeiro Estadual. Então, vamos entrar com o pé no chão, mas vamos dar o nosso melhor — falou a fixa Laiz Weirich, em entrevista a GZH.
Sobre o jogo:
- Quando: neste sábado (16)
- Horário: 19h
- Onde: Associação Pró Desenvolvimento Languiru, em Teutônia
- Como assistir: Facebook da Teutônia Futsal
- Ingressos: R$ 5, eles devem ser adquiridos no ginásio, no dia do jogo
ACBF x ALAF
Em 2021, as duas equipes disputaram o Gauchão. A ACBF terminou a fase inicial na vice-liderança do Grupo A, com seis vitórias, um empate e uma derrota. Posteriormente, no entanto, a equipe de Carlos Barbosa acabou eliminada pela Malgi. Com uma renovação no grupo, o foco é na classificação.
— Precisamos, pelo menos, buscar a classificação para depois pensar lá na frente. O nosso primeiro objetivo é a classificação para as semifinais. A expectativa é essa, fazer uma boa primeira fase — avaliou a ala Mayara Baldasso em entrevista a GZH.
Assim como a ACBF, a ALAF também ficou na segunda posição da chave ao final da primeira fase. Foram três vitórias e cinco derrotas. No entanto, assim como o adversário deste domingo, o time de Lajeado acabou se despedindo nas semifinais, ao perder para a FTA Futsal. Deste lado, o discurso também é de pensar em uma fase por vez.
— Pretendemos subir um degrau de cada vez, sabemos do nível dessa competição, e o primeiro objetivo é classificar, para depois pensar na semifinal e na final — ressaltou a pivô Júlia Weber em entrevista a GZH.