O Gauchão de futsal feminino se inicia neste domingo (17) para a ALAF. A equipe de Lajeado estreará diante da ACBF, às 19h, em Carlos Barbosa. Para começar o campeonato com o pé direito, o time contará com a pivô Júlia Weber, que veste a camisa do clube há dois anos.
Desde a infância, a atleta cultua o amor pelo futsal. Inclusive, lembra de uma situação inusitada em que deixou as comemorações de lado para jogar bola.
— No dia da minha formatura de primeira comunhão, minha mãe preparou uma festa, me alugou um vestido, fui à missa e quando cheguei em casa, onde seria a festa, tinham amigos e parentes me esperando, os cumprimentei, tirei o vestido e fui correndo para o campinho do bairro jogar com a gurizada. Minha mãe fala até hoje que nem foto tirei com os convidados, e que se fiquei 30 minutos com o vestido foi muito — complementa Júlia, falando sobre a paixão pelo esporte:
— Desde então, comecei a participar de uma escolinha de futsal, porque o sentimento era cada vez maior. Eu queria disputar as competições municipais, e não parei mais. Estou sempre envolvida com campeonatos de diversas regiões — conta.
Para buscar a classificação no Gauchão de futsal feminino e, posteriormente, sonhar com o título, a ALAF iniciou a preparação há cerca de um mês. No entanto, como as gurias moram em cidades distintas, conciliar os treinamentos com a rotina têm impedido o grupo de se juntar com frequência.
— Tem um mês que conseguimos juntar boa parte do elenco para um treino, mas ainda não deu pra juntar todas. A logística é um pouco mais complicada, por ter gurias de diversas cidades no time. Referente ao Gauchão, pretendemos subir um degrau de cada vez, sabemos do nível dessa competição, e o primeiro objetivo é classificar, para depois pensar na semifinal e na final. Vai ser uma competição bem equilibrada, e garantir a classificação será a primeira vitória — avalia a pivô.
O primeiro desafio será contra uma equipe tradicional no futsal, a ACBF. O duelo será em Carlos Barbosa, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra. Para buscar a primeira vitória, a palavra-chave é concentração.
— Sabemos que será um jogo difícil, a equipe que menos errar vai sair com a vantagem. Quando falamos na ACBF estamos falando de grandes atletas. As gurias, além de nome, apresentam um excelente futsal. Acredito que vão impor bastante dificuldade, e será um jogo digno de Gauchão. Estamos trabalhando para fazer o nosso melhor. Nada vai vir fácil, mas vamos em busca da vitória fora de casa.