A Jamaica dominou a disputa dos 100m rasos feminino neste domingo (17), em Eugene, nos Estados Unidos, onde está sendo disputado o Campeonato Mundial de Atletismo. Favoritas, as caribenhas conquistaram as três medalhas em disputa.
O ouro mais uma vez foi de Shelly-Ann Fraser-Pryce. A corredora de 35 anos garantiu sua décima medalha de ouro em mundiais, a quinta nos 100m, repetindo as vitórias das edições de Berlim (2009), Moscou (2013), Pequim (2015) e Doha (2019).
Bicampeã olímpica em 2008-12, a jamaicana completou a prova em 10s67 e ainda quebrou o recorde do campeonato. Suas compatriotas Shericka Jackson (10s73) e Elaine Thompson-Herah (10s81) ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.
Em prova de duas desclassificações, americano é ouro nos 110m com barreiras
A final dos 110m com barreiras teve apenas seis atletas na pista. No aquecimento, o jamaicano Hansle Parchment, atual campeão olímpico, sofreu uma lesão e teve que abandonar.
Logo depois, o favorito do público Devon Allen, que estudou na Universidade do Oregon e competiu diversas vezes na pista do Hayward Field, queimou a largada e foi desclassificado apesar de todos os protestos.
Quando a prova finalmente foi realizada, a vitória ficou com o americano Grant Holloway, que correu na raia 4 e sem nenhum concorrente a seu lado, já que Allen estaria na 3 e Parchment na 5. Concentrado, ele dominou a disputa e fez 13s03 para repetir a conquista do Mundial de 2019, em Doha.
O pódio ainda teve Trey Cinningham, também dos Estados Unidos, que fez 13s08 e ficou com a prata e o espanhol Asier Martínez, que com 13s17 levou o bronze.
Dobradinha americana no salto com vara feminina
Assim como arremesso de peso masculino e 110m com barreiras, os Estados Unidos fizeram a festa na final do salto com vara feminino e ficaram com as medalhas de ouro e prata. A vencedora foi a campeã olímpica Katie Nageotte, 31 anos, que fez 4,85m em sua primeira tentativa.
Bicampeã mundial indoor, vice-campeã dos dois últimos mundiais e prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, Sandi Morris foi a segunda colocada com os mesmos 4.85m obtidos no segundo salto. O pódio foi completado pela australiana Nina Kennedy, que chegou a 4,80m.