A "cera" de jogadores de futebol está perto de acabar na Major League Soccer (MLS), liga de futebol dos Estados Unidos. A entidade anunciou a implementação de uma nova regra que busca combater a perda do tempo de forma intencional.
A medida vai ser testada primeiro nas partidas da MLS Next Pro, liga de desenvolvimento de futebol do país. O vice-presidente de Competição e Operação do campeonato secundário, Ali Curtis, acredita que as regras vão impactar de forma positiva nos jogos.
— Não vai só permitir que nossos médicos de tratem os atletas de modo menos pressionado e mais controlado, como também vai lidar com jogadores e times que deliberadamente atrasam o jogo para ter uma vantagem competitiva — afirmou.
As regras pelo fim da cera
- Se um jogador ficar mais do que 15 segundos caído no chão, uma equipe médica irá entrar em campo para avaliá-lo e acompanhá-lo para fora do gramado;
- Este atleta precisará sair de campo e esperar três minutos para voltar ao jogo. A exceção será para pancadas na cabeça, lesões graves ou problemas cardíacos.
Além das regras pelo fim da cera, a MLS quer implementar um novo conceito para punição pelo cartão vermelho. O jogador que for expulso terá de cumprir a respectiva suspensão contra a mesma equipe contra a qual foi expulso.
As novas regras já entraram em vigor e serão postas em prática na próxima rodada da MLS Next Pro, marcada para este domingo (10).
A entidade de futebol ainda não confirmou quando a nova regra deve chegar à liga principal, mas diz que isso dependerá da eficácia das mudanças durante a competição.