Está tudo pronto para o início do Gauchão Feminino. O Estadual começa no domingo (31) e contará com participação de nove equipes: Grêmio, Inter, Brasil de Farroupilha, Juventude, Flamengo de São Pedro (Tenente Portela), Elite (Santo Ângelo), Guarany de Bagé, Oriente (Canoas) e Vidal Pro (Porto Alegre).
Na primeira fase, no entanto, apenas os sete times do interior entrarão em campo. As equipes foram divididas em duas chaves e se enfrentarão em partidas de turno e returno para definir os quatro classificados (dois de cada grupo) à segunda etapa — que contará com a dupla Gre-Nal:
- Grupo 1: Flamengo de São Pedro (Tenente Portela), Elite (Santo Ângelo) e Guarany (Bagé)
- Grupo 2: Brasil de Farroupilha, Oriente (Canoas), Vidal Pro (Porto Alegre) e Juventude
Posteriormente, na segunda fase, as seis equipes participantes (quatro classificadas do interior e a dupla Gre-Nal) se enfrentarão em turno único. Os quatro melhores se classificarão às semifinais onde duelarão em partidas de ida e volta para definir os finalistas. Os dois times que forem derrotados antes da decisão duelarão pelo terceiro lugar — que também garante vaga no Brasileirão Feminino A-3 de 2023. A grande final está prevista para ocorrer em 6 de novembro.
JUVENTUDE x VIDAL PRO
O primeiro jogo do Gauchão será entre Juventude e Vidal Pro. Enquanto o time alviverde reabriu o departamento feminino na última temporada, a equipe porto-alegrense estreará em uma competição organizada pela FGF. Portanto, o duelo inédito será entre dois times que estão se estruturando para projetos a longo prazo mas que, mesmo assim, querem buscar bons resultados no Estadual.
- horário: 11h
- local: Estádio Municipal de Caxias do Sul
- ingressos: entrada gratuita
- transmissão: FGF TV
- provável Juventude: Livia; Teté (Lirieli), Beta, Claudiana (Grazi) e Gabi Rech; Michele (Carol Sangue), Gabi Bortolon e Xing; Greyce (Sara Bagé), Larissa (Teté) e Kimberlyn. Técnico: Luciano Brandalise.
- provável Vidal Pro: Minhoca; Débora, Camila, Catiuli e Stefany; Bruna Prestes, Nicole, Paloma; Karen, Patrícia e Luana Col. Técnico: Alex Vidal.
ORIENTE x BRASIL-FAR
Também válido pelo Grupo B, o duelo entre Oriente e Brasil-Far reeditará a final do Interior no Estadual de 2019. À época, o time da Serra levou a melhor, venceu e garantiu o troféu e a vaga no Brasileirão A-2. De lá para cá, as equipes nunca mais se enfrentaram. Então, será a chance de revanche do time de Canoas ou a oportunidade de a equipe rubro-verde manter a invencibilidade diante das adversárias — em cinco embates, são quatro vitórias do Brasil-Far e um empate.
- horário: 15h
- local: Campo do Oriente, em Canoas
- ingressos: entrada gratuita
- transmissão: FGF TV
- provável Oriente: Tai; Duda Santos, Elna, Shirley e Tchu; Victória, Angélica e Dani; Thaís, Indi e Nicole. Técnico: Tiago Cortes.
- provável Brasil-Far: Gil; Adri (Tai), Andressa, Vergani e Alana; Djuli, Bianca Bender e Karol; Luana, Yasmin e Carol Pescoço. Técnico: Rogério Almeida.
Abrindo as disputas do Grupo A, o Flamengo de São Pedro busca repetir a campanha da edição passada, quando sagrou-se campeão do Interior. No primeiro jogo, receberá o Guarany para um duelo inédito no Estadual. Na construção do projeto de futebol feminino, este será um ano de afirmação para o clube de Bagé.
- horário: 15h
- local: Campo do Miraguai, em Tenente Portela
- ingressos: R$ 15
- transmissão: FGF TV
- provável Flamengo de São Pedro: Lídia; Nati, Ana Julia, Laine e Carla (Luaninha); Bianca, Aninha e Daia; Vanice (Luana Sonalio), Vanessa e Renata. Técnico: Tiago Rodrigues.
- provável Guarany-Ba: Natália; Vivi, Ezilda, Vitória e Yasmin; Bruna, Karine Nunes, Rayssa, Luane; Gegê e Duday (Milene). Técnico: Cléo Lopes.
PARTIDA CANCELADA: ADERGS X ELITE
Por problemas em cumprir os requisitos da FGF, o ADERGS desistiu da participação no Gauchão Feminino. Uma das questões foi a falta de PPCI do estádio indicado para receber os jogos. Pelo regulamento, as partidas foram canceladas e será aplicado o placar de 3 a 0 em favor dos adversários. Foi mantida a mesma fórmula de disputa da competição.