Faltando poucos dias para o início do Gauchão Feminino, o ADERGS comunicou que desistiu de participar do Estadual. O clube de Tapejara estava na Chave A, com Flamengo de São Pedro, Guarany de Bagé e Elite.
Conforme trouxe a reportagem de GZH, o clube relatou dificuldades em preencher todos os requisitos solicitados pela FGF. O plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndios (PPCI) do Estádio Municipal de Tapejara - sede do São Paulo FC - escolhido para sediar as partidas, é apenas uma das dificuldades. Às vésperas do Gauchão, o time também perdeu oito jogadoras - uma das categorias de base e outras sete do principal - que se transferiram para outros clubes.
A decisão foi oficializada pela FGF no final da tarde desta quinta-feira (28). A partir da desistência, os jogos do clube serão cancelados e os adversários serão declarados vencedores pelo placar de 3 a 0. O regulamento e a fórmula de disputa serão mantidos. Com isso, Flamengo de São Pedro, Guarany de Bagé e Elite lutam por duas vagas na segunda fase.