O ADERGS, representante de Tapejara, está com problemas para confirmar sua participação no Gauchão Feminino. Em contato com a reportagem de GZH, o clube relatou dificuldades em preencher todos os requisitos solicitados pela FGF. O plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndios (PPCI) do Estádio Municipal de Tapejara - sede do São Paulo FC - escolhido para sediar as partidas, é apenas uma das dificuldades
Diante do cenário, a diretoria avalia ainda se manterá a presença na categoria adulta. A outra alternativa seria participar apenas do campeonato na categoria sub-17, que será realizado posteriormente. Assim, o clube teria mais tempo para se adequar as necessidades.
Às vésperas do Gauchão, o time também perdeu oito jogadoras - uma das categorias de base e outras sete do principal - que se transferiram para outros clubes. Com a manutenção da participação no torneio adulto, também precisará buscar reposições.
Tanto o clube quanto a FGF tem buscado alternativas para garantir a participação. Umas delas, que pode ser tomada para ajudar na resolução, é o adiamento da primeira partida do ADERGS, que seria contra o Elite.
O ADERGS é um dos principais clubes do Interior do Estado, conhecido pelo trabalho de formação de atletas no futebol feminino. De lá, já saíram jogadoras como Bruna Calderan, lateral-direita, e Katrine, meio-campista. Ambas estão atuando no Palmeiras e já tiveram passagem pela Seleção Brasileira.