Viver a oportunidade de comemorar uma vitória: este é o primeiro objetivo do Guarany de Bagé no Gauchão 2022. Em sua segunda participação, desde que a competição passou a ser organizada pela FGF, o clube quer consolidar o projeto de futebol feminino. O desafio de estreia seria diante do Flamengo de São Pedro, no domingo (31), às 15h, em Tenente Portela.
Para atingir a principal meta, o time precisará superar diversas adversidades. As condições climáticas neste mês de julho impediram alguns treinos. A realização das atividades, inclusive, seguirá sendo um desafio em virtude dos jogos desta primeira fase estarem marcados justamente no final de semana, quando o grupo trabalhava. O elenco precisará ser entrosado durante as partidas.
— Como nossas viagens são muito longas neste ano, vamos gastar a maior parte do valor em transporte. Vamos ter de viajar sempre na madrugada de domingo para jogar. Durante o campeonato, não vamos conseguir treinar. Vamos entrosar o elenco durante os jogos — aponta Cléo Lopes, técnico da equipe feminina, que ainda explica:
— A dificuldade é terrível. Eu tenho meninas que moram na zona rural. Essas atletas trabalham na agricultura e acordam de madrugada. Elas trabalham durante toda a semana, e treinamos no domingo. Aquelas que vivem na cidade também trabalham. Então, é muito difícil unir o grupo. Essa é a parte mais difícil que tem. Tem outras atletas que precisam pagar o deslocamento para vir jogar.
Para a disputa deste Estadual, o clube conseguiu manter 70% do elenco do ano passado, o que já garante uma experiência com o modelo de jogo. O grupo de 23 atletas terá reforços das categorias de base, que disputaram o Gauchão sub-17. A média de idade é de 19 anos - mais jovem do que no ano passado. Na campanha de 2021, o clube terminou na última colocação da chave com Grêmio, Brasil de Farroupilha e Pelotas. Perdeu todos os cinco enfrentamentos.
— Temos um grupo forte, mais entrosado pelo Gaúcho passado, com alguns reforços. Esperamos fazer um bom campeonato e honrar as cores do Guarany. Este ano, sem dupla Gre-Nal, já dá um animo a mais. A nossa ideia neste ano é ganhar um jogo durante o campeonato. Mas, claro, pensando em classificar. Graças ao presidente Tato Moreira, estamos conseguindo trabalhar desde o ano passado. O clube apostou em projeto a longo prazo. Através da base queremos formar atletas para o profissional. Este é o ano de afirmação.
O Guarany-Ba está no Grupo A do Gauchão, com Flamengo de São Pedro, ADERGS e Elite. Avançam para a segunda fase, os dois melhores colocados da chave.