O Brasil entrou em ação na madrugada deste domingo (24) no Campeonato Mundial de Atletismo e obteve o sétimo lugar no salto triplo e no revezamento masculino 4x100m rasos. As competições foram realizadas no estádio Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos.
No salto triplo, Almir Júnior saltou 16,87m em sua terceira tentativa e acabou terminando na sétima colocação.
— Feliz porque consegui obter uma constância de resultados abaixo do que eu esperava. Quero ser constante acima dos 17 metros. Infelizmente não consegui encaixar a prova para cima, mas não faltou luta e vontade — disse o atleta da Sogipa.
Na modalidade, o ouro foi para o português de origem cubana Pedro Pichardo, que cravou 17,95m. Hurques Fabrice Zango, de Burkina Fasso, terminou em segundo com 17,55m e o bronze ficou com o chinês Yaming Zhu, com 17,31m.
Já o time do revezamento 4x100 m fechou a prova em 38s25. A equipe foi formada por Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi, Derick Souza e Erik Cardoso. O tempo foi o melhor resultado do Brasil na temporada.
— Nossa passagem foi melhor, mas o individual de cada um não foi bom — resumiu Nascimento.
A medalha de ouro ficou com o Canadá que superou o favoritismo dos Estados Unidos. Os americanos terminaram em segundo lugar. O quarteto que garantiu o lugar mais alto do pódio foi formado por Aaron Brown, Jerome Blake, Brendon Rodbey e Andre de Grasse. O tempo obtido pelos canadenses foi de 37s48 contra 37s55 dos americanos. A Grã-Bretanha terminou a prova em terceiro lugar e garantiu o bronze com a marca de 37s83.
Na competição, o Brasil tem uma medalha, a de ouro conquistada por Alison dos Santos nos 400m com barreiras.
Se foram surpreendidos no revezamento masculino, os Estados Unidos ficaram com o ouro na prova feminina superando as favoritas jamaicanas. O time da casa fez 41s14, a melhor marca da temporada. Melissa Jefferson, Abby Steiner, Jenna Prandini e Wanisha Terry ficaram 0s04 à frente de Lemba Nelson, Elaine Thompson-Herah, Shelly-Ann Fraser-Pryce e Shericka Jackson. A Alemanha ficou com o bronze.
As corredoras africanas dominaram os 5 mil metros, com a etíope Gudaf Tsegay levando o ouro com 14min46s29. A queniana Beatrice Chebet chegou 0s 46 depois e ficou com a prata. O pódio foi completado pela também etíope Dawit Seyaum, que encerrou com 14min47s36.
O lançamento do dardo tem um bicampeão. Anderson Peters, de Granada, fez 90.54m e subiu no lugar mais alto do pódio. A prata ficou com o campeão olímpico Neeraj Chopra, da Índia, com 88.13m. O tcheco Jakub Vadejch, com 88.09m, ficou com o bronze.