O Brasil encerrou o Grand Slam de Judô de Tbilisi, na Geórgia, com quatro medalhas, sendo duas de prata e duas de bronze, na nona colocação geral. A última medalha foi conquistada pela gaúcha Mayra Aguiar, que perdeu a final contra a alemã Anna-Maria Wagner.
Medalhista olímpica em três oportunidades e uma das principais judocas do Brasil, a atleta da Sogipa volta a ficar, mesmo após a derrota, entre as dez melhores do ranking mundial da categoria meio-pesado (até 78 kg). Na Geórgia, ela venceu a representante da casa, Tchanturia e a francesa Audrey Tcheumeo, ambas por ippon.
Na decisão, apesar de ser melhor durante boa parte da luta, viu a alemã aplicar um waza-ari e administrar a vantagem até conquistar a medalha de ouro.
Além de Mayra Aguiar, a experiente Ketleyn Quadros (Sogipa) conquistou a medalha de prata na categoria até 63kg, no sábado, e subiu no pódio ao lado de Tamires Crude, que foi bronze. A campeã olímpica Rafaela Silva voltou a frequentar pódio num Grand Slam nos 57 kg.
A próxima etapa do Circuito Mundial de Judô será o Grand Slam de Ulaanbaatar, na Mongólia, evento importante porque vai iniciar a soma de pontos no ranking que vai definir os futuros classificados para a Olimpíada de Paris-2024.