Dois dos três tenistas brasileiros que foram às quadras nesta segunda-feira (20) avançaram para a segunda rodada do qualifying de Wimbledon: João Menezes e Matheus Pucinelli conseguiram boas vitórias, já Thiago Wild acabou eliminado com derrota dura.
O terceiro Grand Slam da temporada, na sagrada grama de Londres, começa daqui uma semana e o Brasil tenta colocar representantes na chave principal do torneio masculino - Bia Haddad Maia está confirmada na chave feminina.
Número 474 do ranking mundial, João Menezes era azarão diante do italiano Stefano Travaglia, 18º cabeça de chave, mas impôs seu jogo e com parciais de 6/3 e 6/4 passou para a segunda rodada, onde terá outro italiano pela frente, Andrea Vavassori, que superou o norte-americano Bradley Kahn por 2 a 1, de virada, parciais de 6/7 (5), 6/2 e 6/3. Quem vencer irá para a rodada final do qualificatório.
— Joguei muito bem especialmente no saque. Ele não foi bem no primeiro set nas devoluções, muitas pra fora. Fui pra cima, dei alguns winners, quebrei e administrei até o final. No segundo set abri 3 a 2 em saque e daí foi um mix de vacilo meu com game bem jogado dele. Dei uma dupla-falta e um erro tentando jogar spin que não acontece na grama e tomei dois dois winners. Aí o jogo ficou igual só que adiante joguei muito bem, devolvi arriscando, duas direitas na cruzada acelerando e saquei bem pra fechar. Estou muito feliz com a vitória agora é ir para a próxima — comentou Menezes, que em 2019 foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima e que no passado representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Em ascensão na classificação da ATP, onde ocupa a 227ª posição, Mathues Pucinelli precisou de uma hora para vencer o argentino Genaro Olivieri, fechando em sets diretos (6/3 e 6/2). Agora, o paulista enfrentará o húngaro Zsombor Piros, 178° do ranking, que superou o experiente alemão Mats Moraing, 10º favorito, por fáceis 6/2 e 6/0, em breves 39 minutos.
O placar imposto por Pucinelli foi o mesmo sofrido pelo paranaense Thiago Wild diante do tcheco Lukas Rosol, 36 anos e ex-número 26 do mundo, que em apenas 46 minutos venceu a partida e agora enfrentará o norte-americano Christopher Eubanks.