O mar não está para peixes. Ou melhor, não está para surfistas. A etapa brasileira do Mundial de Surfe, realizada na Praia de Itaúna, em Saquarema, sofreu um "lay day", que é quando os organizadores decidem adiar as baterias por conta de condições climáticas ruins.
Por conta da entrada de ventos vindos do sudoeste, o mar teve uma piora, o que forçou a Liga Mundial de Surfe (WSL) a adiar as provas deste sábado. A expectativa é que o torneio volte a ser realizado neste domingo (26), a partir das 7h15 (de Brasília).
— Nós vamos ficar off hoje. As ondas estão mais baixas, mas o principal motivo é o vento maral (do mar para a terra) que vai entrar e ficar o dia todo. As previsões mostram que amanhã (domingo) estará melhor, com ondas maiores, mas ainda com esse vento, que precisamos considerar — disse Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da WSL.
As primeiras provas devem ser do masculino, que está nas oitavas de final. Oito brasileiros estão na disputa, incluindo o líder do ranking mundial Filipe Toledo, o atual campeão olímpico Ítalo Ferreira e o dono de uma nota 10.00 na última sexta-feira, Caio Ibelli.
No feminino, as baterias já estão nas semifinais e a brasileira Tatiana Weston-Webb briga pelo título. Ela enfrentará Carissa Moore, do Havaí, na busca por uma vaga na decisão. A janela do Rio Pro vai até a próxima quinta-feira.
Masculino - Oitavas de final:
1: Jack Robinson (AUS) x Mateus Herdy (BRA)
2: Caio Ibelli (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
3: Ítalo Ferreira (BRA) x Michael Rodrigues (BRA)
4: Miguel Pupo (BRA) x Nat Young (EUA)
5: Filipe Toledo (BRA) x Miguel Tudela (PER)
6: Connor O'Leary (AUS) x Matthew McGillivray (AFR)
7: Ethan Ewing (AUS) x Yago Dora (BRA)
8: Callum Robson (AUS) x Jackson Baker (AUS)
Feminino - Semifinais:
1: Johanne Defay (FRA) x Gabriela Bryan (HAV)
2: Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)